Giro pelo Estado percorre Criciúma e Araranguá

Atualizado em 14 março, 2016

Em passagem por Araranguá, dia 07, o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt divulgou a campanha “Já tá pesado demais”, contra a volta da CPMF no país. A fala aconteceu durante o “Giro pelo Estado” – encontro dos diretores do Sistema Fecomércio SC SESC SENAC , realizado em todas as regiões catarinenses, com a presença de lideranças empresariais e autoridades políticas.

“A CPMF é um imposto em cascata, que atinge a toda a população, desde a indústria até o comércio, que vai precisar repassar esse aumento ao consumidor. É pesado demais, ninguém mais consegue suportar. Mais um imposto não é a saída para os problemas econômicos do país, é preciso que o governo limite seu gasto e faça a reforma tributária”, defendeu Breithaupt.

Acesse a galeria de fotos

Em Criciúma, durante o encontro relizado na Unidade do SENAC, o vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, também abordou a importância do engajamento na luta contra o pagamento do imposto. “Pedimos ao cidadão de Criciúma e região que faça parte dessa mobilização. Temos a obrigação de tornar ciente o maior número de pessoas, da situação econômica do país. Só com a volta da CPMF cerca de R$ 1,3 bilhão da economia produtiva poderá ser retirado do Estado causando perda de competitividade e impactando diretamente no consumidor”, enfatizou Spagnoli.

A mobilização contra o retorno também foi reforçada pelos sindicatos da região que estão empenhados para que a volta do imposto não seja aprovada.

“O empresário já não aguenta mais tanto imposto e tributação no seu orçamento, que acaba retirando dinheiro do mercado”, avalia Renato Carvalho, presidente do Sindilojas de Criciúma.

Em Araranguá a presidente do Sindilojas, Jadna Farias, falou do impacto negativo para o empresário e na cadeia produtiva. “Hoje vemos um reflexo dessa alta carga tributária tanto para o empresário como para a sociedade no geral, para manter uma empresa é preciso enfrentar muitas influências negativas da economia e precisamos atuar contrários a essa volta da CPMF que vai influenciar no preço final, onerando o nosso consumidor”.

Projetos Educacionais do Sistema

A qualificação dos trabalhadores do comércio também esteve em pauta nos encontros, que contaram com a presença dos diretores do SESC, Roberto Atanázio Martins e do SENAC, Rudney Raulino. Os diretores falaram do avanço em investimentos nos serviços das instituições para interiorização dos serviços, com a inauguração das unidades em várias regiões do Estado. Além da ampliação, os projetos desenvolvidos buscam capacitar jovens e qualificar funcionários do setor do comércio de bens, serviços e turismo catarinense, através de projetos educacionais e de incentivo a qualificação profissional.

“O SENAC oferece bolsas de estudos para os executivos de sindicatos se capacitarem para a gestão da entidade, cursos de gestão comercial à distância para trabalhadores do comércio e inúmeros cursos que contemplam as demandas para o setor”, explicou Raulino.

Também foi apresentado o projeto Santa Catarina pela Educação, em parceria com a FIESC e outras entidades, que busca desenvolver ações em conjunto com os governos municipal e estadual, para tornar os indicadores educacionais do Estado no patamar de países de primeiro mundo. Para Raulino alcançar esse objetivo só será possível se a sociedade civil esteja engajada e que a discussão dos planos municipais e estaduais de educação seja projeto de governo.

O diretor regional do SESC, Roberto Anastácio Martins, falou dos planos de implantação do projeto SESC Comunitário, para atendimento de jovens carentes, na cidade de Araranguá. A iniciativa oferece serviços e atividades gratuitas de esporte e lazer à comunidade.