Índice de Atividade Econômica do BC revela longa estagnação da economia

Atualizado em 15 janeiro, 2015

A estagnação da economia brasileira é longa e preocupante. Esta é a conclusão da Fecomércio SC diante da prévia do resultado do Produto Interno Bruto brasileiro, divulgada nesta quinta-feira (15) pelo Banco Central. O Índice de Atividade Econômica medido pelo BC (IBC-Br) mostra que a economia do país ficou praticamente estável em novembro, com leve alta de 0,04% na comparação com o mês anterior. Em 2014, entre janeiro e novembro, a atividade econômica teve redução de 0,12%. Em 12 meses, nova queda de 0,01%.

Para a Fecomércio SC, o cenário é ainda mais preocupante, quando considerada a recuperação da economia internacional. Em 2014, ao contrário da economia brasileira, o crescimento dos principais países do mundo apresentou melhoras significativas. Ou seja, a estrutura atual de elevados custos, seja na carga tributária, na infraestrutura ou no custo trabalhista, está diminuindo a competitividade internacional do país. Além disso, os altos juros pagos pelos empresários e pelos consumidores dificultam ainda mais a retomada do PIB a níveis satisfatórios.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e avalia informações sobre o nível de atividade da indústria, do comércio e serviços e da agropecuária. Os números do índice são uma análise do Banco Central sobre o crescimento, no entanto, é o IBGE que divulga o PIB.

Leia também

ECONOMIA 10 setembro, 2024

Inflação cai em agosto pela primeira vez no ano

ECONOMIA 10 setembro, 2024

Dívidas no cartão de crédito entre as famílias catarinenses cai em agosto

INSTITUCIONAL 09 setembro, 2024

Fecomércio recebe oficina da CNC na Jornada Atena 2024

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi