índice de endividamento das famílias catarinenses continua em acréscimo

Atualizado em 13 dezembro, 2023

Em novembro, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência para Santa Catarina (PEIC) revela a manutenção dos níveis elevados para os três principais indicadores no estado. Pelo terceiro mês consecutivo o percentual de famílias catarinenses endividadas sobiu e atingiu o patamar dos 79,4%. Desde fevereiro de 2018 (81,0%) que o índice não registrava percentual de tamanha magnitude. Na passagem do mês, o endividamento das famílias aumentou 1,3%. Em termos de pontos percentuais o acréscimo foi de 1,0 (p.p.).

Confira o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/indices/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-peic-nov-2023/

A taxa de inadimplência expressa o percentual de famílias que apresenta alguma dívida em aberto. Após duas variações positivas consecutivas, em novembro, o indicador recuou -2,1 p.p. frente ao resultado do mês anterior e registrou os 28,0%. Embora, o nível ainda seja bastante elevado e considerado preocupante, é o menor dos últimos sete meses.