ECONOMIA

Inflação recua com queda no preço dos combustíveis, mas índice de difusão volta a crescer

Atualizado em 15 setembro, 2022

A inflação oficial do país, medida pelo Índice Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), registrou em agosto a segunda queda consecutiva (- 0,36%)- resultado é menos intenso do que o mês anterior, quando alcançou a maior queda desde o início da série histórica, em 1980.

O resultado do mês é impulsionado pela redução dos preços dos combustíveis e em parte pela queda na energia. A situação é pontual, puxada pelos grupos de transporte e habitação, e não se configura como um período de deflação.

O índice de difusão subiu para 65,25%, alta de 2,39 pontos percentuais. O indicador mensura a proporção de itens com alta nos preços entre os 377 que são acompanhados pelo IBGE.

Confira os dados no painel de BI:

Utilize o zoom ou a seta no canto inferior para ampliar