Inspirações a partir do case de IA das Lojas Koerich

Atualizado em 31 outubro, 2023

A programação da tarde do CNC Innovation Day em Florianópolis iniciou com a Head de e-Commerce das Lojas Koerich, Patrícia K. Kressin, que apresentou o “Case IA Aplicada ao Comércio”. A partir da experiência da empresa, a palestra inspirou a plateia com insights de como usar Inteligência Artificial no varejo para ter bons resultados.

A Koerich é uma empresa familiar catarinense com 69 anos de história, presente em 66 cidades do estado. Sob a gestão de três gerações, é a única marca 28 vezes consecutivas Top of Mind de Santa Catarina.

Mesmo sendo uma empresa tradicional, a Koerich sempre esteve à frente do seu tempo. Há 14 anos iniciou a operação de e-commerce, sendo que em 2012 migrou para plataforma própria. Em 2013 lançou um app para os vendedores denominado “Inspira K”, proporcionando que, com um tablet na mão, o atendimento pudesse ser realizado de qualquer ponto da loja. Em 2017 começou a se aproximar das startups através de um programa de inovação aberta; em 2019 implantou o Klab, Laboratório de Inovação com foco no mercado retailtech e fintech; e em 2022 lançou o App Kab, primeiro aplicativo financeiro do mercado catarinense, que facilitou o acesso ao crédito.

A empresa também usa a IA para personalizar a jornada de compra do cliente, no gerenciamento de campanhas de marketing digital e otimização dos anúncios, em atendimentos de chatbots e assistentes virtuais, no auxílio na identificação de fraudes, na previsão de demanda e estoque.

“Usamos IA no buscador do site e trabalhamos com vitrines digitais personalizadas, com recomendações de produtos baseadas nos dados de navegação do cliente. Assim passamos a ser mais assertivos e elevamos nosso potencial de conversão”, conta.

Como resultado, atualmente 39% da receita de e-commerce é gerada pelo buscador do site. A taxa de conversão dos pedidos impactados pelas vitrines é 52% maior, assim como o ticket médio dos pedidos que cresceu 10%, além do aumento da recorrência do cliente no site.

“Estamos evoluindo os estudos para os próximos passos. O plano é ampliar a navegação no site com ferramentas de CRO que utilizando IA e aprimorar a comunicação com o cliente”, finaliza.

Confira mais imagens aqui