ECONOMIA

Intenção de Consumo das Famílias inicia 2024 em contínuo crescimento

Atualizado em 24 janeiro, 2024

A Intenção de Consumo das Famílias Catarinenses (ICF) inicia 2024 em contínuo crescimento pelo vigéssimo segundo mês consecutivo ao apresentar alta de 2,4% na passagem de dezembro para janeiro e, com isso, o índice segue se firmando na região de otimismo, rumo ao terceiro decil, com 119,5 pontos.

Confira o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/indices/intencao-de-consumo-das-familias-janeiro-2024/

A sequência de alta é bastante longa e com velocidade gradativa de recuperação do índice, permitindo que a Intenção de Consumo das Famílias mantenha-se acima do nível registrado no período pré-pandemia pelo quarto mês consecutivo. Assim, o ICF de janeiro de 2024 encontra-se 6,6% acima do de fevereiro de 2020 (112,1 pontos) e, na comparação anual, 39,3% acima da registrada em janeiro de 2023. Desta forma, é plausível que o consumidor catarinense demonstre um nível de confiança para realizar compras semelhante ao do período imediatamente anterior ao da pandemia.