Itajaí: comércio de rua e vestuário lideram as intenções de compras no dia dos pais

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Com uma das economias mais fortes de Santa Catarina, Itajaí tem a previsão de gastos mais baixa do estado – R$ 140,96 – menor do que a média estadual, de R$ 150,69 e abaixo da expectativa de 2015 – R$ 146,02. Os dados são da pesquisa de intenção de compras para a data, realizada pela Fecomércio SC e a FCDL/SC.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
Mais de 70% dos consumidores de SC devem comprar no comércio de rua

A percepção dos entrevistados explicam os dados: 47,7% consideram estar em situação financeira pior do que em 2015, 30,5% melhor e 21,9% igual. Com a queda na confiança dos consumidores em todo o país por conta do aumento do desemprego, acesso mais restrito ao crédito e recuo da renda, o setor se deparará com um consumidor mais cauteloso na hora de comprar o presente.

“O comércio deve aproveitar o inverno para impulsionar as vendas no dia dos pais. Em tempos de consumo retraído, não é apenas o preço que é levado em conta: atendimento e a experiência de compras podem fidelizar o cliente em longo prazo e até garantir um tíquete médio maior”, aponta Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC. Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, “o mercado já apresenta sinais de reação – ainda que tímidos – e a nossa Federação investiu em uma ampla campanha de marketing, disponível às CDLs, para atrair os consumidores e iniciar a retomada das vendas em padrões de anos anteriores”.

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Comportamento do consumidor

O principal destino das compras será o comércio de rua, com 73,5% da preferência. Shopping (18,5%) e internet (3%) aparecem na segunda e terceira posição. Os setores de vestuário (61,3%), calçados (13,9%) e perfumes/cosméticos (11,6%) devem ser os mais beneficiados. O preço (34%) é critério decisivo na compra, à frente da promoção (25%) e atendimento (21%) – tanto que 72,8% dos entrevistados pretende fazer pesquisa de preços para avaliar o melhor custo/benefício.

Para evitar o endividamento e inadimplência, a opção à vista em dinheiro é a mais lembrada (69,5%), seguida pelo cartão de crédito (12,3%) e o parcelamento (8,9%). Opções de programa como almoços e passeios serão contingenciadas: 50,7% dizem preferir almoçar ou jantar na casa de familiares e 32,5% não pretendem comemorar a data com programação especial.

A pesquisa de intenção de compras foi realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para conhecer o perfil do consumidor e a intenção de compras para o período.

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