Itajaí tem menor ticket médio no Dia das Mães

Atualizado em 21 dezembro, 2017

Os consumidores em Itajaí foram os mais econômicos nas compras para o Dia das Mães. Neste ano, registrou o menor ticket médio (R$131,44) entre as sete cidades pesquisadas, abaixo do gasto estadual (R$ 218,90) e do valor investido em 2016 (R$ 220,48), conforme a pesquisa de Resultado de Vendas da Fecomércio SC, realizada com 435 empresas catarinenses.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Confira também o relatório de Avaliação do Consumidor

Apesar da queda no faturamento (11,5%) na comparação com o ano anterior, a receita registrou crescimento de 17,9% em relação aos meses comuns do ano. Para atender a demanda no período, 15,4% dos segmentos contrataram temporários.

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, apesar de quedas pontuais em algumas cidades, os dados reforçam a tendência de recuperação do comércio. “Este comportamento mostra uma reversão no cenário: nas outras datas o ticket médio teve alta na comparação com o ano anterior, por que aqueles com maior poder aquisitivo continuavam consumindo, porém o volume de vendas estava menor. Já neste Dia das Mães, as vendas aumentaram e a receita também, reflexo da redução da inflação, queda dos juros e também a entrada dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)”, explica.

O parcelamento no cartão de crédito foi a opção de fatia expressiva (30,8%), à frente do dinheiro (25,6%) e à vista no crédito (17,9%).

Segundo a percepção dos empresários, a alternativa para garantir o melhor custo/benefício não foi muito utilizada em Itajaí: 69% consideraram a frequência de pesquisas de preços baixa, 18% alta e 13% razoável.

 Avaliação do consumidor

Os setores de vestuário (35,3), calçados/bolsas (12,9%) e flores foram os mais procurados neste ano, com gasto médio de R$125,80, R$132,75 e R$85,40, respectivamente.  As roupas permanecem no topo da lista dos presentes por três anos consecutivos.  As lojas de rua (75,9%) foram os principais destinos de compras, à frente dos shoppings (16,7%).

Enquanto 88% dos entrevistados efetivaram as compras, 12% dos consumidores deixaram a data passar em branco- indicador em queda nos últimos anos.  A maioria (90,3%) afirmou que adquiriu os presentes inicialmente planejados e 6% não encontraram os produtos.

A economia também falou mais alto na data: se em 2016 a maioria levou as mães para almoçar em restaurantes, neste ano 47% optou por comemorar na casa de familiares, representando uma queda de 11,1%.

Confira o relatório de Avaliação do Consumidor

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