Joinville tem maior gasto médio na Páscoa em SC
Joinville lidera a lista das cidades com o maior gasto por compra (R$ 112,01) na Páscoa em Santa Catarina, acima do tíquete médio estadual de R$ 100,97. Tradicionalmente, a data dá a largada nas vendas do comércio, mas este ano registrou desempenho negativo devido ao cenário de recessão, impactando na queda de 10,2% no faturamento de lojas e supermercados catarinenses, conforme aponta a pesquisa de resultado de vendas realizada pela Fecomércio SC e Federação da CDLs de Santa Catarina.
Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas
“Com o aumento dos custos de 2015 para cá, os empresários já esperavam uma Páscoa menos doce, tanto que adequaram seus estoques e usaram estratégias diferenciadas para atrair as famílias, com promoções, brindes e formas de pagamento mais facilitadas. Em comparação aos meses comuns do ano, tivemos um aumento de quase 10% nas vendas”, avalia o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.
“Os catarinenses foram conservadores nos gastos, como esperávamos, mas não deixaram de comprar”, acrescenta Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “Os empresários do varejo estão promovendo um esforço histórico para fomentar as vendas e manter os empregos”, observou.
O panorama de retração nas vendas e na receita fez com que um percentual pouco expressivo de empresários (4,1%) optasse pela contratação de temporários para o período. A forma de pagamento mais usada em Joinville foi à vista no cartão de crédito (52,1%), seguido pelo parcelamento (27,4%). Pelo menos a metade dos entrevistados (52%) afirmou que houve pesquisa de preço nos estabelecimentos e 30% considerou que a estratégia teve baixa adesão. Outro indicador importante para verificar a performance da data é o percentual dos produtos que sobraram. Neste ano, quase metade (49,5%) do estoque inicial não foi vendido, um dos piores desempenhos no estado.
A pesquisa foi realizada com 351 empresas do comércio de Santa Catarina, divididas nas cidades de Lages, Chapecó, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis.
Avaliação do Consumidor
12,2% dos consumidores desistiram de adquirir produtos para a data – 3,4% acima do que no ano passado, conforme o relatório de avaliação do consumidor, que detalha a experiência de compras dos catarinenses na Páscoa. O resultado está associado ao contexto econômico do país, que se agravou nos últimos 12 meses, com retração da renda e diminuição do acesso ao crédito.
Embora o chocolate lidere o ranking dos produtos mais procurados no período, com 84,7%, um percentual de 15,3% presenteou com itens de segmentos diversos, como vestuário/calçados (9,2%) e brinquedos (5%). A economia falou mais alto e a maioria optou por caixas de bombom e barras de chocolate (52%), no lugar dos tradicionais ovos (42,1%).
Aqueles que presentearam com vestuário e calçados foram os que mais gastaram (R$ 155,60), seguidos pelos consumidores que compraram chocolates (R$ 106,08) e brinquedos (R$ 93,26). Os principais locais para as compras foram os supermercados (60,7%) e as lojas de rua (28%). O atendimento do comércio foi bem avaliado (com nota 8,55), onde o melhor atributo foi a cordialidade (8,70), seguido pela clareza do atendente (8,54).