Lageanos são os que mais pesquisarão nas compras do dia das crianças

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Índice chega a 83% na cidade, acima da média estadual

Ainda cautelosos com a situação econômica, porém um pouco mais animados do que em 2015, os consumidores de Lages são os que mais pesquisarão os preços nas compras dos presentes do dia das crianças. O índice na cidade é de 83%, enquanto a média estadual é de 70,7%. O gasto médio no comércio da principal cidade do planalto serrano será de R$ 173,82, pouco abaixo do valor estadual – de R$ 177,70. Os dados são da pesquisa da Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC (FCDL/SC), realizadas nas datas especiais, sobre intenção de compras e resultados de vendas.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os números do último mês já sinalizam para a retomada do ânimo no varejo e na indústria. “Santa Catarina foi um dos últimos estados a sentir os efeitos da recessão, então a recomposição deve ser lenta, a partir do primeiro semestre de 2017, mas consistente. Os indicadores de confiança do empresário já mostram os primeiros sinais positivos”, avalia.

“O resultado reflete as mudanças no comportamento do consumidor após a troca do Governo Federal e os ajustes na economia”, considera Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A famílias ainda convivem com a redução da renda e o desemprego, mas alguns setores já apontam uma recuperação”, lembra o líder lojista.

A decisão por comparar os preços tem relação com a percepção da situação financeira, em que 72,4% afirmaram vivenciar uma realidade igual ou pior no comparativo com o ano anterior. Outro reflexo está na forma de pagamento preferida: 34,3% dizem que pagarão parceladamente, enquanto este índice chega a 21,4% na média estadual. Além disso, a decisão da escolha será feita pelas crianças, com percentual de 55%, ante 36% em Santa Catarina.

Perfil do consumidor

O comércio de rua será a opção da maioria da população do estado (73,5%), seguido por shopping centers (17,2%). Apesar da preferência do consumidor, com (51,9%), os brinquedos dividirão a atenção com itens de vestuário (31,5%) e calçados (4,9%). Uma pequena parcela (2,3%) ainda está indecisa quanto ao presente.

Sobre a presença das crianças no momento da compra, 74,4% disseram preferir não levá-las, enquanto que apenas 23,8% responderam afirmativamente. Quando questionados se a criança escolherá seu presente, 64% dos entrevistados responderam que isto não ocorrerá.

Além do comércio tradicional, a data também movimenta o setor de serviços, por ser feriado nacional. No estado 25,3% dos entrevistados planejam almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 14,7% que realizarão atividades ao ar livre e pelos 8,8% que levarão seus filhos a um parque de diversões. No entanto 31,6% afirmaram que não pretendem realizar programa especial. A amostra da pesquisa foi realizada com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.