Lideranças empresariais catarinenses articulam campanha em defesa do Sistema S

Atualizado em 25 setembro, 2015

Uma frente catarinense em defesa do Sistema S ganha força com a campanha estadual articulada pelo Conselho das Federações Empresariais de SC, que reúne a Fecomércio SC, FIESC, FAESC, FACISC, FAMPESC, FCDL/SC e FETRANCESC. As lideranças reuniram-se nesta sexta-feira para debater sobre os impactos do confisco das verbas no SENAI, SESI, SENAC, SESC, SENAR, SENAT e SEST e enviaram um ofício à bancada catarinense em Brasília alertando sobre os reflexos e pedindo o apoio aos parlamentares.

Conforme o documento, assinado pelos representantes das sete federações, a medida é considerada intervencionista e poderá interromper diversos programas de educação, qualificação profissional e qualidade de vida dos trabalhadores em todo o país, resultando em prejuízos incalculáveis. O corte significativo de recursos provocará o fechamento de inúmeras unidades em operação no Estado, reduzirá drasticamente os atendimentos e serviços oferecidos pelo Sistema S, além de enxugar o quadro de colaboradores em até cinco mil pessoas.

A apropriação das verbas do Sistema S para cobrir parte do déficit fiscal representa um “inaceitável retrocesso social”, segundo o texto, visto que as contribuições são destinadas para o financiamento de atividades voltadas ao bem-estar do trabalhador e à educação: “Registramos que não se trata de recursos públicos, e sim privados, recolhidos pelas empresas para utilização em benefício do setor, dos seus trabalhadores e de suas famílias”.

No “Manifesto pelo Futuro”, que integra uma série de ações da campanha conjunta, as entidades afirmam que “Preservar o Sistema S é manter o investimento no futuro de quem fará o Brasil voltar a crescer: as empresas e os trabalhadores”.

> Leia o manifesto na íntegra

Leia também

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Governo Federal amplia rol de benefícios inseridos na obrigatoriedade de envio da DIRBI

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar