MERCADO

Marco Aurélio Floriani toma posse na Câmara de Turismo da Fecomércio SC e destaca desafios do setor

Atualizado em 04 agosto, 2020

O novo presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC, Marco Aurélio Floriani, tomou posse nesta terça-feira (4), na primeira reunião do órgão sob sua gestão, com uma extensa pauta de demandas e encaminhamentos. O empresário João Eduardo Amaral Moritz deixa o posto após uma década de trabalho à frente do órgão.

Entre as bandeiras da Câmara estão a aprovação da legislação voltada ao impulsionamento do turismo, que facilitará o repasse de recursos para o setor, e obras de infraestrutura para melhorar o acesso aos destinos turísticos, como a instalação das placas de sinalização, a revitalização do Mirante da Serra do Rio do Rastro, a privatização dos aeroportos de Navegantes e Chapecó, e a ativação da aduana de Paraíso, no Extremo Oeste de Santa Catarina, na fronteira com Argentina.

“Estou assumindo a Câmara em um momento desafiador para o turismo, um dos setores mais afetados pela crise provocada pelo Covid-19. Quero dar voz e vez a todas as entidades do trade e Instâncias para que possamos atuar juntos na retomada das atividades turísticas neste novo cenário”, afirma.

Conforme o presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), Leandro “Mané” Ferrari, que também participou da posse, representantes do setor estão colaborando com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Vigilância Sanitária na construção de protocolos de segurança para a volta gradativa das atividades turísticas e eventos (feiras, congressos e afins, sociais, culturais e esportivos). Segundo ele, a Santur também está atuando para tirar do papel a legislação do turismo e acelerar a entrega do Centro de Eventos de Balneário Camboriú.

Dinamismo ao setor

Estimular a geração de negócios, fortalecer relacionamento com as Instâncias de Governança Regional (IGRs) e transformar dados em insights para novos projetos também estão entre as metas de Floriani para dar mais dinamismo ao setor.

O empresário conta com extenso currículo no setor: atualmente preside a Federação dos Conventions & Visitors Bureaux de Santa Catarina, é diretor de Turismo da ACIF e membro do Conselho Estadual de Turismo; presidiu a Associação Brasileira de Empresas de Eventos de Santa Catarina (Abeoc/SC) e foi diretor da Abeoc nacional; já liderou o Floripa Convention por duas gestões; foi ex-coordenador e membro do FORTUR – Fórum de Turismo da Grande Florianópolis.

Órgão colegiado de caráter consultivo, a Câmara Empresarial de Turismo promove, regulamenta e fomenta as atividades do setor, impulsionando a sustentabilidade turística e a qualificação de mão de obra. É composta por 21 entidades das categorias econômicas representadas pela Federação e as 13 Instâncias de Governança do Turismo.

Marco Aurélio Floriani assume presidência da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio SC