Mesmo com o Natal, pessimismo dos empresários do comércio de SC aumentou em dezembro de 2014

Atualizado em 07 janeiro, 2015

O ICEC – Índice de Confiança do Empresário do Comércio catarinense caiu fortemente em dezembro de 2014. Na comparação com novembro, a queda foi de -3,8%, passando de 115,1 para 110,7 pontos. Em relação ao mesmo período do ano anterior, a queda foi bem maior, -16,6%. Os números indicam que, para os empresários do comércio catarinense, o momento atual da economia é de cautela, e refletem uma visão de insegurança quanto ao futuro, ainda que certa expectativa de melhora exista em grau reduzido.

As fortes quedas anuais nos subíndices também chamam a atenção, demonstrando grande deterioração da confiança do empresário do comércio catarinense de 2013 para cá. O Índice de Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) caiu -1,3% no mês e -27,5% no ano. Dentre os subíndices que compõem o ICAEC, dois dos três indiciadores apresentaram queda mensal. No ano, todos caíram. A principal queda foi com relação às Condições Atuais da Economia, de -44,2%, passando de 92,1 pontos em dezembro de 2013 para 51,4 pontos em dezembro de 2014. Na comparação mensal, a retração foi de -8,1%. Isso revela uma situação de grande pessimismo persistente, associado à deterioração do mercado interno e ao baixo volume de vendas no Estado.

O subíndice de Condições Atuais do Comércio (CAC) apresentou variação negativa expressiva de -27,3% na comparação anual, mas alta de 2,8% na comparação mensal, explicada por dezembro ser um mês de elevação das vendas devido ao Natal. Em termos absolutos, o subíndice marca 76,1 pontos, superior aos 74,0 pontos de novembro. Por fim, o subíndice de Condições Atuais das Empresas do comércio (CAEC) caiu -15,0% no ano. No mês houve pequena queda de -0,4%. Em termos absolutos fechou o mês de dezembro com 104,6 pontos. O resultado mostra que o pessimismo dos empresários catarinenses com relação às condições atuais das suas empresas é considerável, capitaneado, principalmente, pela redução do acesso ao crédito, associado aos elevados juros, pelo crescimento reduzido dos rendimentos do trabalho e o volume de vendas em declínio.

O Índice de Expectativa do Empresário do Comércio (IEEC), que vem segurando o ICEC em uma situação acima dos 100 pontos, caiu -12,5% no ano e -4,4% na variação mensal. Dos 149,7 pontos em novembro, o índice foi para 143,1 pontos, indicando que a confiança do empresário do comércio nas possibilidades de vendas futuras, ainda permanece positiva, mas a cautela será a palavra de ordem do comércio nos próximos meses.

Numa escala de 0 a 200, o índice 100 demarca a fronteira entre a avaliação de insatisfação e de satisfação dos empresários do comércio: abaixo de 100 pontos diz respeito à situação de pessimismo, enquanto acima de 100 encontra-se a situação de otimismo.

Veja a pesquisa na íntegra aqui.