Mulheres empreendedoras de Itajaí se unem em evento sobre câncer de mama

Atualizado em 27 outubro, 2023

O SindiMulher de Itajaí, grupo de mulheres empreendedoras ligado ao Sindilojas, realizou nesta quinta-feira (26) um evento alusivo ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama. Cerca de 70 mulheres participaram de um happy hour na sede da entidade, onde puderam trocar experiências, conhecimentos e informações sobre a doença.

A programação contou com a participação da técnica em radiologia e em mamografia Beatrice Zuanazzi, que falou sobre a importância da mamografia, os mitos e compartilhou histórias de medo e superação. Segundo ela, a mamografia é o exame mais eficaz para detectar o câncer de mama em estágios iniciais, aumentando as chances de cura. Ela também esclareceu dúvidas sobre a dor, frequência do exame e o auto exame.

Além da participação da Beatrice, o grupo teve a chance de acompanhar a palestra da terapeuta Marcinha Nascimento, que falou de autoconhecimento. Ela abordou temas como autoestima, autocuidado, auto amor e autoconfiança, ressaltando a importância de se conhecer e se valorizar como mulher.

O evento alusivo ao Outubro Rosa faz parte do calendário anual do Sindilojas de Itajaí, mas neste ano passou a integrar a programação do SindiMulher, criado no mês de setembro e que tem como objetivo trabalhar para o desenvolvimento e posicionamento de mulheres empreendedoras. O SindiMulher é coordenado pela associada e empresária Raquel Cardoso.

O câncer de mama é o tipo mais incidente em mulheres de todas as regiões do Brasil, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para cada ano do triênio 2023-2025 foram estimados 73.610 casos novos. O diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura e reduzir as sequelas.

O SindiMulher de Itajaí incentiva todas as mulheres a realizarem o autoexame das mamas mensalmente e a mamografia anualmente a partir dos 40 anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde.