Natal 2014 registra redução do gasto médio e do faturamento do comércio

Atualizado em 03 janeiro, 2018

A pesquisa de resultado de vendas do Natal 2014, realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC, revela que o gasto médio dos catarinenses na data foi de R$ 189,40, um valor menor do que os R$ 218,61 registrados em 2013. Para as entidades, o resultado não tão favorável, quando comparado aos anos anteriores, tem relação com as persistentes pressões inflacionárias e com o aumento das restrições ao crédito, fruto dos juros elevados e da desaceleração da renda.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Apesar da queda no gasto médio e da variação negativa de -1,9% no faturamento, em relação ao Natal de 2013, a data continua sendo a mais importante para o varejo. “Neste ano, houve um incremento de 32,4% no faturamento dos estabelecimentos comerciais analisados, em relação ao mês de novembro. Este resultado deve trazer uma estabilidade nos índices de volume de vendas, após um ano de desaquecimento nas vendas e nas receitas do varejo”, destaca o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Para a FCDL/SC, que registrou um crescimento de 1,4% no volume de vendas até o dia 24 de dezembro, os consumidores planejaram melhor os gastos neste ano. “A insegurança da economia fez os catarinenses anteciparem suas compras, utilizando o 13º salário para os presentes, logo no início do mês”, explica o presidente da entidade, Sérgio Medeiros.

Gasto médio
O gasto médio dos consumidores no Natal deste ano ficou em R$ 189,40 por pessoa. Os moradores da Capital foram os que mais gastaram com presentes, uma média de R$ 216,81 por pessoa. Por outro lado, Chapecó teve a menor média de gastos por pessoa – R$143,85. Segue o gasto médio nas demais cidades analisadas: R$ 149,74 (Lages), R$ 172,09 (Itajaí), R$ 181,84 (Blumenau), R$ 197,98 (Joinville) e R$ 200,76 (Criciúma).

Forma de pagamento
O pagamento à vista foi responsável por 69,9% das compras, sendo esta forma de pagamento em dinheiro (19,3%), cartão de débito (15,0%) e cartão de crédito (35,6%).

Contratações
A pesquisa de resultado de vendas do Natal 2014 revelou um número expressivo de contratações para atender o aumento da demanda do período: 37,2% das empresas entrevistadas admitiram colaboradores temporários. A média de contratações foi de 0,97 colaborador por empresa, sendo que Lages registrou a maior média – 1,43 contratações temporárias. Criciúma e Blumenau apresentaram as menores médias, com 0,87 e 0,55, respectivamente.

A pesquisa da Fecomércio SC e FCDL/SC entrevistou 543 empresas, durante os dias 26, 27 e 29 de dezembro, nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas