Nota de pesar pelo falecimento do senador Luiz Henrique da Silveira

Atualizado em 10 maio, 2015

NOTA DE PESAR

A Fecomércio SC lamenta profundamente a perda de um dos maiores políticos catarinenses desde a redemocratização brasileira. Luiz Henrique da Silveira foi antes de tudo um conciliador que fez do diálogo político com a sociedade e os setores produtivos a sua marca de homem público. Na administração de Joinville e do governo do Estado, imprimiu em suas gestões a busca permanente pela eficácia, com modelos de descentralização política e administrativa, e o estímulo ao empreendedorismo do povo catarinense. Sua passagem pelo Ministério da Ciência e Tecnologia permitiu a inserção de Santa Catarina no mapa de investimentos e desenvolvimento da inovação tecnológica do país. No Poder Legislativo, como deputado estadual, federal e senador da República destacou-se como articulador de grandes temas como os Códigos Florestal e da Mineração e, recentemente, na renegociação da dívida dos estados.

No final do ano passado, no último encontro do Conselho de Representantes da Fecomércio SC, em Florianópolis, e no começo deste ano em Brasília, na primeira reunião da Renalegis – Rede Nacional de Assessorias Legislativas, da CNC – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Luiz Henrique da Silveira proferiu a palestra “Brasil, encruzilhada e caminho”, na qual expôs o seu pensamento sobre a atual situação político-econômica do país e sustentou a revisão do pacto federativo e a reforma política como os caminhos para se superar o momento de crise ética e institucional que entrava o desenvolvimento da nação. Que suas palavras e sua obra sejam o seu legado.

Aos familiares, amigos e à classe política catarinense, os nossos mais sinceros pêsames.

Bruno Breithaupt
Presidente da Fecomércio SC