MERCADO

Novas rotas devem impulsionar turismo regional no Oeste de SC

Atualizado em 01 julho, 2022

A região Oeste de SC ganhou duas novas rotas para potenciar o turístico regional: Caminho Oeste Cervejeiro e Circuito Vale do Rio Chapecó de Cicloturismo. A iniciativa encabeçada pelo Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), com apoio do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, foi lançada esta semana com a presença do vice-presidente de Turismo e presidente eleito da Federação do Comércio de Santa Catarina, Helio Dagnoni, autoridades e lideranças dos municípios envolvidos, técnicos e representantes de empresas.

Conforme Dagnoni, o projeto é “filho” do Turismo em Movimento (TEM), que percorreu 12 regiões turísticas de Santa Catarina em 2018 para promover a integração dos atores do setor e identificar gargalos e oportunidades em cada região. “As rotas turísticas são resultado da articulação do Sistema Fecomércio Sesc Senac, por meio do Sicom, com as IGRS do Vale das Águas e Grande Oeste e estão perfeitamente alinhadas  às políticas de regionalização do Ministério do Turismo”, pontua.

Os novos produtos turísticos convergem negócios, lazer e entretenimento, de acordo o presidente do Sicom, Ernani Zottis. “São oportunidades que a região Oeste apresenta em termos turísticos que precisam ter maior incentivo, inclusive por parte dos organismos do turismo catarinense, e podem ser inseridas nas estratégias oficiais. Através do Caminho Oeste Cervejeiro, um grupo de empresas de destaque recebe mais um canal de promoção. A rota de cicloturismo promove essa atividade que está em constante expansão e é merecedora do incentivo por sua representatividade no bem-estar”, enfatiza.

Abrangência no Oeste

As rotas envolvem 12 municípios. Na cervejeira estão sete indústrias, instaladas nos municípios de Chapecó, São Carlos, Cunha Porã, Cordilheira Alta, Xaxim e Quilombo, que produzem mais de 40 tipos de cerveja.

Na rota do ciclismo são 340 quilômetros de percurso, nos municípios de Chapecó, Cordilheira Alta, Coronel Freitas, Quilombo, São Domingos, Abelardo Luz, Ouro Verde, Bom Jesus, Xanxerê, Xaxim e Cordilheira Alta.