O case de sucesso da RD Station com a Inteligência Artificial

Atualizado em 31 outubro, 2023

A segunda palestra do período da tarde foi do gerente de engenharia de software na RD Station, Leonardo Lazarini, com o tema: Case IA aplicada aos serviços. Lazarini conta que a empresa está com 45 mil clientes, em 40 países e com suporte de 900 colaboradores. A organização iniciou em 2011, em um momento que ninguém falava ainda sobre marketing digital, então foi necessário educar o mercado a respeito disso. Tudo começou com o marketing, passaram a atuar com CRM, depois o e-Commerce e assim puderam oferecer uma solução integrada para as empresas que querem crescer.

A RD começa a entrar no mercado de Inteligência Artificial internamente em 2018, com algumas ferramentas. Em 2020, essas ferramentas foram liberadas como uma espécie de teste para alguns clientes. Já em 2021 foram liberadas para todos os parceiros e em 2022 pôde colher bons resultados. Para se ter uma ideia, quando uma das ferramentas foi utilizada para precisar o melhor horário de disparo de e-mail, acabou atingindo 50% a mais na taxa de abertura.

O gerente conta como ferramentas de IA passaram a ser usadas pela empresa. “Inicialmente as pessoas começaram a utilizar a plataforma de IA para ajudar a organizar o dia a dia, realizar testes e fazer documentação de software, com isso a equipe se tornou mais produtiva”. Então veio a pergunta: como usar essa tecnologia para ajudar os clientes? Assim, foi feito um Hackathon – dinâmica para explorar tecnologia e vencer um desafio. “Em duas semanas recebemos 20 ideias e formamos 11 equipes para criarem a solução. Em apenas três dias tínhamos respostas, que foram enviadas aos clientes e testadas, quando colhemos bons resultados e consolidamos o caminho de sermos a liderança”, finaliza Lazarini.

Confira mais imagens aqui.