PESQUISA

Oktoberfest precisa de constante renovação, diz presidente da Santur

Atualizado em 30 janeiro, 2018

Uma festa que cresceu, é referência no país e que ainda pode se tornar ainda maior e, claro, mais lucrativa para o comércio e segmentos do turismo. Estes foram alguns dos temas que empresários de Blumenau e região discutiram na manhã desta quinta-feira, depois de acompanharem a divulgação do resultado da Pesquisa Fecomércio SC de Turismo – 29ª Oktoberfest, durante mais um Painel Fecomércio Debate.

Leia a pesquisa na íntegra

O encontro, realizado no Senac Bistrô, ajudou a pensar o futuro da festa alemã, como mesmo lembrou o presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette. “Os dados nos provocam e nos ajudam a planejar. Temos uma grande festa, mas que sempre precisa de ajustes”, comentou, destacando que é relevante que a rede hoteleira enxergue com mais atenção o período da festa em busca de atrair o visitante a ficar hospedado na cidade.

De acordo com a pesquisa, 42,6% dos turistas informaram não ficar hospedados na cidade, embora quase a metade deles tenha avaliado os serviços de hotelaria e hospedagem como ótimo (25,5%) e bom (25,5%) em Blumenau. Quanto à avaliação do comércio, 54,4% não o utilizaram, 11,7% consideraram ótimo e 30,8% o perceberam bom.Leia a pesquisa completa aqui: http://bit.ly/SFPZSU

Para o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, João Eduardo Moritz, os resultados os dados afirmaram realmente o potencial que a festa tem em resgatar e reviver a cultura alemã, tão presente no cotidiano da cidade. A satisfação dos visitantes foi muito elevada, como apontou o estudo. Ao avaliar o evento de forma geral, 56,2% dos turistas consideraram a 29ª Oktoberfest ótima e 40% a definiram como boa. A soma das avaliações positivas os 96%.

Ao analisar o cenário econômico nacional, com previsão de retração, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, elogiou o despenho da Oktoberfest, cujos índices foram quase todos positivos, como limpeza e infraestrutura. “Temos uma festa nacional aqui, basta olhar os dados das cidades de origem dos turistas, milhares vindos de outros estados. Agora, o desafio é renovar sempre, fazer uma nova Oktoberfest a cada ano”, destacou.

Na avaliação do vice-presidente de Turismo da Fecomércio, Emílio Schramm, também vice-presidente do Sindilojas Blumenau, o empresariado tem condições de apostar ainda mais na festa, pensando ações específicas de promoção.