PESQUISA

Oktoberfest precisa de constante renovação, diz presidente da Santur

Atualizado em 30 janeiro, 2018

Uma festa que cresceu, é referência no país e que ainda pode se tornar ainda maior e, claro, mais lucrativa para o comércio e segmentos do turismo. Estes foram alguns dos temas que empresários de Blumenau e região discutiram na manhã desta quinta-feira, depois de acompanharem a divulgação do resultado da Pesquisa Fecomércio SC de Turismo – 29ª Oktoberfest, durante mais um Painel Fecomércio Debate.

Leia a pesquisa na íntegra

O encontro, realizado no Senac Bistrô, ajudou a pensar o futuro da festa alemã, como mesmo lembrou o presidente do Parque Vila Germânica, Norberto Mette. “Os dados nos provocam e nos ajudam a planejar. Temos uma grande festa, mas que sempre precisa de ajustes”, comentou, destacando que é relevante que a rede hoteleira enxergue com mais atenção o período da festa em busca de atrair o visitante a ficar hospedado na cidade.

De acordo com a pesquisa, 42,6% dos turistas informaram não ficar hospedados na cidade, embora quase a metade deles tenha avaliado os serviços de hotelaria e hospedagem como ótimo (25,5%) e bom (25,5%) em Blumenau. Quanto à avaliação do comércio, 54,4% não o utilizaram, 11,7% consideraram ótimo e 30,8% o perceberam bom.Leia a pesquisa completa aqui: http://bit.ly/SFPZSU

Para o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, João Eduardo Moritz, os resultados os dados afirmaram realmente o potencial que a festa tem em resgatar e reviver a cultura alemã, tão presente no cotidiano da cidade. A satisfação dos visitantes foi muito elevada, como apontou o estudo. Ao avaliar o evento de forma geral, 56,2% dos turistas consideraram a 29ª Oktoberfest ótima e 40% a definiram como boa. A soma das avaliações positivas os 96%.

Ao analisar o cenário econômico nacional, com previsão de retração, o presidente da Santur, Valdir Walendowsky, elogiou o despenho da Oktoberfest, cujos índices foram quase todos positivos, como limpeza e infraestrutura. “Temos uma festa nacional aqui, basta olhar os dados das cidades de origem dos turistas, milhares vindos de outros estados. Agora, o desafio é renovar sempre, fazer uma nova Oktoberfest a cada ano”, destacou.

Na avaliação do vice-presidente de Turismo da Fecomércio, Emílio Schramm, também vice-presidente do Sindilojas Blumenau, o empresariado tem condições de apostar ainda mais na festa, pensando ações específicas de promoção.

Leia também

PESQUISA 27 agosto, 2024

Florianópolis registra a sexta menor taxa de desemprego entre as capitais brasileiras

ECONOMIA 23 agosto, 2024

Vendas de dia dos pais cresceram 5,5% em 2024

INSTITUCIONAL 23 agosto, 2024

Sindicato de Produtos Farmacêuticos comemora vitória com aprovação de lei que permite exames clínicos em farmácias

INSTITUCIONAL 22 agosto, 2024

Evento exclusivo organizado pelo Sinditrade discute o sucesso da importação em Itajaí