Oktoberfest recebe avaliação positiva de turistas e empresários em 2011

Atualizado em 30 janeiro, 2018

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio SC) na 28ª edição da Oktoberfest em Blumenau, em 2011, registrou que houve aumento no faturamento dos empresários da região e avaliação positiva do evento e do receptivo turístico da cidade. O estudo foi apresentado nesta sexta-feira (28), na Vila Germânica, em mais uma edição do Painel Fecomércio Debate.

Participaram do debate Norberto Mette, presidente do Parque Vila Germânica, com Valdir Rubens Walendowsky, presidente da Santur – Santa Catarina Turismo, o vice-presidente de Turismo da Fecomércio, Emílio Schramm, também vice-presidente do Sindilojas Blumenau; e o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, João Eduardo Moritz.

O levantamento apontou incremento de 3,84% no faturamento da atividade comercial em relação a 2010 e de 5,64% em relação ao período imediatamente anterior. A Vila Germânica teve aumento de 5,22% e 23%, respectivamente, e os hotéis registraram resultado ainda melhor, com elevação de 24,2% e de 14,6% no faturamento.

Leia a pesquisa na íntegra

A 28ª Oktoberfest também confirmou o sucesso entre o público jovem nacional e internacional. Entre os visitantes da festa a maioria é de homens (64%), com um número menor de mulheres (36%).

A faixa etária predominante foi de 35 anos (29,5% entre 18 e 25 anos e 40,7% entre 26 e 35 anos), a maioria solteiros (60%), com um número também considerável de casados ou em união estável (35%). Paulistas (28%), catarinenses (27,6%) e paranaenses (13,1%) lideraram a participação. Além dos brasileiros, também foram registrados 2% de turistas internacionais, o que prova um grande alcance da festa.

Além disso, as classes A, a B e a C, predominaram entre visitantes da festa com um número reduzido de turistas das classes D e E. A maioria recebe mais de R$ 6.329,00 (37%), seguidos pelos que ganham entre R$ 2.290,00 e R$ 4.854,00 (25,6%) e os que recebem entre R$ 4.845,00 e R$ 6.329,00 (23,2%) de renda. Com isso, registrou um gasto médio por turista bastante elevado e o pagamento à vista em dinheiro foi predominante tanto no comércio quanto na hotelaria.

A cultura típica dos blumenauenses continua sendo o principal atrativo da Oktoberfest. Com 62% da preferência, as manifestações culturais alemãs foram eleitas o principal atrativo da festa. As bebidas apareceram em segundo lugar com 32% das respostas.

Na avaliação a respeito da cidade, os turistas mostraram-se satisfeitos com todos os quesitos. Fato confirmado no alto número de pessoas que desejam retornar à Oktoberfest no próximo ano, 92%.

Pesquisa com os empresários

Para a maioria dos comerciantes (64%) não houve aumento do movimento em relação ao mesmo período do ano anterior e 36% dos entrevistados consideraram o contrário. Porém, mesmo sem aumento de movimento, registrou-se aumento de 3,84% no faturamento em relação ao ano anterior, o que na avaliação da Fecomércio, está relacionado ao bom nível de renda do turista da festa.

Entre os empresários da Vila Germânica 74% consideraram o movimento bom, seguido por 22% que avaliaram como muito bom e um número reduzido de 4% que consideraram negativo.

Os hotéis também foram diretamente afetados pela Oktoberfest. Para 60% o movimento foi bom e 25% consideraram muito bom. A expansão do faturamento do setor foi de 24,2%, o melhor resultado dentro dos setores investigados.

Com relação a taxa de ocupação dos leitos durante vários períodos da festa, durante os finais de semana próximos ao feriado, período que usualmente representa o maior fluxo de turistas, a ocupação ficou em 95,11%, ou seja, os hotéis funcionaram no limite de sua capacidade.

Já no final de semana comum a ocupação ficou em 89,63%, também bastante elevada. E, para finalizar, durante as semanas, período de menor fluxo de turistas na cidade, a ocupação ficou em 66,05%, número que apesar de menor também é bastante considerável.