Atualizado em 22 janeiro, 2024

Em dezembro, a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência para Santa Catarina (PEIC) revela a manutenção do elevado nível de endividados no estado. Pelo quarto mês consecutivo o percentual de famílias catarinenses endividadas aumentou e cravou os 80,0%. Desde fevereiro de 2018 (81,0%) que o índice não registrava percentual de tamanha magnitude. Na passagem de novembro para dezembro, o endividamento das famílias aumentou 0,7%. Em termos de pontos percentuais o acréscimo foi de 0,6 (p.p.).

Confira a pesquisa completa >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/indices/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-peic-dezembro-2023/

A taxa de inadimplência expressa o percentual de famílias que apresenta alguma dívida em aberto. O indicador segue em queda pelo segundo mês e, após redução de -7,0%. em novembro, caiu -4,1%. em dezembro registrando os 26,8%. Embora, este nível ainda seja bastante elevado e considerado preocupante, ele é o menor dos últimos oito meses e, em pontos percentuais, mostra-se 3,2 p.p. aquém do pico observado em outubro (30,1%), além de estar 4,4 p.p. abaixo no recorde da série (31,3% em junho de 2023).