ECONOMIA

Percentual de famílias catarinenses endividadas continua subindo

Atualizado em 23 agosto, 2023

Pelo quinto mês consecutivo o percentual de famílias catarinenses endividadas sobe sem parar atingindo o patamar dos 79,1%. Desde fevereiro de 2018 (81,0%) que o índice não registrava percentual de tamanha magnitude. Na passagem do mês, o endividamento das famílias aumentou 2,0%. Em termos de pontos percentuais o acréscimo foi de 1,5 (p.p.) e, com isso, sinaliza certo arrefecimento do crescimento deste indicador cujas três ultimas variações foram superiores (3,7 p.p. em abril, 3,2 p.p em maio e 4,2 p.p. em junho).

Confira a pesquisa completa em >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/indices/pesquisa-de-endividamento-e-inadimplencia-do-consumidor-peic-julho-2023/

A taxa de inadimplência expressa o percentual de famílias que apresenta alguma dívida em aberto. Após uma sequência de nove variações positivas consecutivas, em julho, o indicador recuou -0,3 p.p. frente ao resultado de junho e atingiu o patamar dos 31,0%. O nível ainda é bastante elevado e considerado preocupante. Importante destacar que este valor só é inferior ao recorde da série, 31,3%, registrado no mês anterior.