‘Pesadinho’ chama atenção para peso da carga tributária

Atualizado em 09 maio, 2016

IPI, ICMS, IPVA, IR, IPTU, IOF, ISS, etc. A lista de tributos em vigor já chega a 92, o que representam quase 40 % do PIB do país. São tantos impostos, taxas e contribuições que o brasileiro já nem sabe o que significa cada sigla e para onde é destinado este dinheiro. Para conscientizar o catarinense sobre o peso da carga tributária e os impactos da possível recriação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), a Fecomércio SC levou às ruas o ‘Pesadinho’, uma figura envolta por uma bolha de impostos, que protagoniza a campanha Já tá Pesado demais.

> Confira a galeria de fotos

A estreia foi no sábado (7) no Sul do Estado. Quem circulou durante a manhã na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, e à tarde no calçadão, em Araranguá, deve ter se deparado ou interagido com o personagem. Todas as pessoas abordadas se posicionaram contrárias ao aumento da carga tributária em geral. Em Criciúma, a ação contou com o apoio do Sindilojas, Sirecom e Sincofarma, sindicatos que integram a Federação. Já em Araranguá, o anfitrião foi o Sindilojas, em uma parceria com a CDL, OAB, Aciva e Sindicont.

“Com o Pesadinho nas ruas, a campanha ganha um novo momento: de conscientização e engajamento da população. A primeira etapa foi de mobilização política e de divulgação com outdoors espalhados em todo o Estado. Essa ação estratégica mostrou como a recriação da CPMF é impopular e não pode ser revivida, especialmente no cenário de recessão vivido pelo país”, pontua o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

O Pesadinho está com agenda cheia em Santa Catarina: só neste mês, participa de ação em Lages, durante a Festa do Pinhão, e no Congresso Nacional dos Sindicatos Patronais, em Blumenau.

A população também pode participar da campanha usando a #cpmfnaoda nas redes sociais e por meio do site CPMF Não Dá, disponibilizado no Canal de Articulação da Fecomércio SC para intermediar o contato do catarinense com sua base política. Ao assinar a campanha, o email do usuário é encaminhado à bancada catarinense, governador do Estado e a presidente Dilma Rousseff.

Artigos:

Catarinenses repudiam retorno da CPMF

CPMF: tributo anticompetitividade

CPMF: já está pesado demais!