Pesquisa de preço e promoção guiam consumidor catarinense na Páscoa

Atualizado em 14 março, 2016

A Páscoa movimentará os supermercados e comércio de rua nas próximas semanas em Santa Catarina, embora a expectativa de gasto médio dos consumidores tenha retraído. Neste ano o catarinense pretende desembolsar R$ 151,7, recuo de 4,1% em relação ao mesmo período de 2015, segundo a pesquisa da Fecomércio SC e Federação das CDLs de Santa Catarina, que traça o perfil do consumidor e o resultado de intenção de compras.

A queda está vinculada a outro dado levantado na pesquisa: 41,7% das famílias acreditam que estão em situação pior e 34,2% igual ao ano passado. A redução da renda das famílias e a insegurança em relação ao mercado de trabalho refletem no comportamento de consumo.

Confira a pesquisa completa

“Os consumidores catarinenses não deixarão de comemorar a Páscoa, mas serão muito seletivos nas escolhas, impondo um desafio aos comerciantes”, observa Ivan Tauffer, presidente da Federação das CDLs de Santa Catarina. “O desemprego e as recentes despesas com a volta às aulas também comprometeram o orçamento das famílias. Já estamos, entretanto, um pouco mais esperançosos com o dia das mães”, acrescentou.

“Com o aumento nos custos de produção, que impactam da indústria ao comércio, a Páscoa deste ano pode ser comedida”, confirma Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio. “O orçamento apertado e as incertezas fazem com o consumidor seja mais econômico nas compras, motivo pelo qual os empresários precisam apostar em estratégias e promoções para oferecer preços atrativos”, alerta Breithaupt.

Saiba mais:

Pesquisa de preço e promoção guia consumidor catarinense na Páscoa

Pesquisa de preço será estratégia para economizar nas compras de Páscoa em Lages

Chapecoenses diversificam as compras de Páscoa

Consumidor em Florianópolis deve ser o mais econômico na Páscoa em SC

Queda na confiança dos consumidores em Joinville impactará nas compras de Páscoa

Compras de Páscoa devem aquecer as vendas em supermercados em Blumenau

Maioria dos consumidores de Criciúma pretende pagar em dinheiro na Páscoa

Itajaí deve ter maior gasto médio na Páscoa em SC


Perfil do consumidor

Os catarinenses recorrerão à pesquisa de preço (67,7% das respostas) em busca de opções mais vantajosas. A preocupação com o preço em períodos de retração econômica é central (42%), além de promoções (30%) e bom atendimento (13%). Os supermercados serão a opção da maioria (59,7%), seguido pelo comércio de rua (28,3%).

Entre os itens mais procurados: chocolate (92,0%), confecções e calçados (5,4%) e brinquedos (1,6%). Os ovos (47,2%) e chocolates variados (44,4%), como barras e caixas, serão os mais comprados na data.

O levantamento aponta que os consumidores farão suas compras à vista – a opção em dinheiro foi a mais lembrada (76,0%), seguida pelo cartão de crédito parcelado (9,1%) e à vista (6,8%).

As pesquisas são feitas com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para orientar os empresários do setor e revelar as principais tendências de consumo.

Leia também

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Workshop sobre inspeção predial nos condomínios é realizado pelo Secovi

INSTITUCIONAL 06 setembro, 2024

Governo Federal amplia rol de benefícios inseridos na obrigatoriedade de envio da DIRBI

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar