PESQUISA

Festival de Dança deixa saldo positivo para empresários e turistas em 2011

Atualizado em 30 janeiro, 2018

Pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismos de SC (Fecomércio SC), em Joinville, para avaliar o perfil do turista e o impacto econômico do 29° Festival de Dança de Joinville mostra aumento do faturamento e também boa avaliação da cidade e do evento por parte do turista. A pesquisa, realizada com 981 turistas e 253 empresários da cidade, entre os dias 22 e 25 de julho de 2011, foi apresentada na reunião da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, nesta sexta-feira, 5 de agosto, no SESC Joinville.

Leia a pesquisa na íntegra

Em comparação com 2010, o comércio apresentou incremento de 7,45% no faturamento. A Feira da Sapatilha, onde são comercializados artigos especializados para dança, teve aumento de 21%, e o setor hoteleiro registrou elevação de 42% no faturamento.

O presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt, avalia a edição 2011 como ótima e acredita que estimular a vinda da família dos bailarinos é uma possibilidade. “Poderíamos aproveitar que é mês de férias para promover a integração com outras cidades da região, estimulando o turismo no litoral e no interior, aproveitar melhor o público”, diz.

O resultado positivo contribuiu também para o aumento na contratação de funcionários, o que ajudou a movimentar ainda mais a economia de Joinville no período. No setor hoteleiro 80% dos hotéis contrataram entre 1 e 3 funcionários.

Hotelaria

O setor hoteleiro, aliás, foi um dos maiores beneficiados durante o evento. Todos os hotéis entrevistados concederam nota máxima ao movimento, ou seja, todos ficaram extremamente satisfeitos com o aumento da demanda dos serviços.

O setor registrou também considerável aumento no faturamento. A média de turistas por dia em cada hotel foi de 120, que gastaram cerca de R$ 160 por dia, representando uma variação de 42% no faturamento de 2011 em relação a 2010.

Perfil do turista

O perfil do turista que visitou o Festival de Dança de Joinville é caracterizado pelo público jovem (46,9% são menores de 18 anos e 29,5% tem entre 18 e 25 anos), pertencentes à classe C (39,6%, com renda entre R$ 1.126,00 e R$ 6.329,00) e à classe B (11,7%, com renda entre R$ 4.854,00 e R$ 6.329,00) e estudantes (66,5%).

Este público vem dos mais diversos locais do país, sendo que a maioria é de origem do estado de São Paulo (31,9%), seguido por Santa Catarina (20,5%), Paraná (17,7%) e Rio de Janeiro (6,5%). De Santa Catarina, as principais cidades de origem são Jaraguá do Sul (4,69%), Florianópolis (3,67%), Blumenau (1,94%), e Itajaí (1,73%).

A maioria dos visitantes vem ao evento pela segunda ou terceira vez e chega à cidade de ônibus (54,6%), mas também é representativo o número que viaja de avião (20,2%), por meio de excursões (12,6%) ou carro próprio (10,6%). Outro dado relevante, é que a maior parte fica hospedada em torno de 6,76 dias em alojamentos (41,1%) ou em hotéis (35,8%,), número este que explica o bom resultado do setor hoteleiro.

Média de gastos

A média de gastos por turista é relativamente alta, o que está em sintonia com o perfil do público identificado, com um gasto médio por turista de R$ 168 por dia.

Apesar de todo o comércio apresentar um incremento considerável no movimento, os setores mais visitados foram a Feira da Sapatilha (89,60%), os restaurantes e lanchonetes (75,70%), as confecções (43,80%) e os bares e danceterias (32,30%).

Além disso, a preferência pelo pagamento à vista predominou entre os turistas, o que favoreceu o comércio que teve o fluxo de caixa bastante ampliado.

Avaliação da cidade e do evento

O levantamento avaliou também itens relacionados à infraestrutura da cidade. As hospedagens, o comércio, os restaurantes e pontos turísticos de Joinville, em geral, foram bem avaliados pelos turistas. No entanto, os táxis e o transporte urbano obtiveram uma avaliação ruim.

No geral o evento foi muito bem avaliado, o que explica os 90% de turistas que afirmaram que voltariam à cidade em 2012.