Pesquisa Fecomércio de Carnaval revela baixo faturamento em 2011

Atualizado em 30 janeiro, 2018

Com o objetivo de produzir dados que permitam acompanhar e avaliar o desempenho do turismo nos principais destinos do Estado, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) realizou pesquisas de turismo em quatro municípios durante o carnaval 2011. O levantamento foi realizado entre os dias 04 e 10 de março com 1,9 mil turistas em locais estratégicos de fluxo e 554 empresários dos setores que sofrem forte influência no faturamento neste período, nas cidades de São Francisco do Sul, Laguna, Joaçaba e Florianópolis.

Leia a pesquisa na íntegra

Os dados apontaram que o meio de hospedagem mais utilizado pelos turistas no Estado foi a casa de amigos ou parentes, com 34%. Este perfil predominou principalmente em São Francisco (32%) e Joaçaba (42%). Já em Florianópolis, a preferência foi por hotéis ou pousadas, com 38%. Em Laguna os turistas aproveitaram as próprias casas de veraneio para se hospedar no período de folia (35%). Ao serem questionados se retornarão no próximo ano, 91% dos turistas entrevistados acenaram que pretendem voltar outras vezes ao Estado.

Quanto à visitação, os números foram pessimistas em todo o Estado com 78% dos empresários afirmando que não houve um aumento em relação ao ano anterior, contra 22% que registraram incremento. Porém, as taxas de ocupação variaram de 62,35% em São Francisco do Sul chegando a 92,14% em Laguna.

Os empresários entrevistados que afirmaram ter um movimento maior de turistas em seus estabelecimentos no período, mostraram um percentual de aumento variável de 14,8% a 21,68%.

A pesquisa feita com os empresários mostrou bom desempenho para o comércio apenas de Joaçaba. Apesar de ser o terceiro município com maior média de gasto por turista e apresentar os piores dados na média de visitantes, o município foi o único que registrou um crescimento no faturamento, com 2,62% de incremento. Nas demais cidades os empresários registraram quedas nas vendas.

Quanto aos serviços oferecidos os dados revelaram que somente 14% das empresas do Estado possuem funcionário que fala inglês; pouco mais de 12% possuem ambiente adaptado para idosos e 11% das empresas oferecem a opção de pagamento em dólar/ peso/ euro. O que demonstra uma necessidade de maior investimento em pontos fundamentais para incremento do turismo.

Para o vice- presidente do Conselho de Turismo (ctur) da CNC, Eraldo Cruz,os dados apresentados não condizem com o potencial de turístico do estado. “Santa Catarina é o estado que produz a maior diversidade de turismo no país. O estado tem tudo para trazer o turista o ano todo. Porém precisa investir mais nos seus atrativos turísticos e redescobrir suas riquezas”, afirma.

Após a apresentação dos resultados, o Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, César Souza Júnior, sinalizou que irá reunir o trade turístico e autoridades públicas dos municípios envolvidos nas pesquisas para avaliar os dados e buscar medidas para o incremento do setor turístico catarinense.