MERCADO

Pesquisadores espanhóis discutem ecossistema para turismo inteligente em Florianópolis

Atualizado em 12 setembro, 2019

Rede de Inteligencia do Turismo

Desenvolver ferramentas para inserir o cidadão e o turista no centro do ecossistema do turismo. Esse foi o desafio apresentado no evento “Turismo Inteligente na prática”, promovido pela Rede de Inteligência do Turismo de Santa Catarina, na quarta-feira (11,) na  Santur, em Florianópolis. O debate contou com a presença de Enrique Lancis Sanjoquin, diretor de Inovação da GLOBALDIT e coordenador do grupo de trabalho de turismo na comissão de Smart Cities, e Fernando Cobos Guerra, especialista em Urbanismo e em Documentação e Restauração de Monumentos.

Os dois pesquisadores espanhóis abordaram a transformação dos destinos turísticos em ecossistemas inteligentes, processo composto por outros quatro entes, além do cidadão e do turista: empresas, administração local, espaços e serviços públicos. Nesse sentido, Enrique discutiu as possibilidades de a tecnologia auxiliar empresas e serviços a interagir com o viajante no próprio destino: “Precisamos não apenas trazer mais turistas aos destinos, mas, sobretudo, fazer com que eles tenham experiências personalizadas e de valor”, pontuou.

A recuperação do patrimônio cultural como um ativo da indústria do turismo foi outro tema em discussão. Guerra mencionou o exemplo de recuperação de Ponferrada, município da região noroeste da Espanha. A cidade revitalizou mais de 15 monumentos históricos e hoje recebe mais de 160 mil visitantes por ano: “Reconhecer e valorizar o patrimônio cultural faz parte da percepção que o cidadão tem do local onde vive. A cidade tem que ser agradável aos seus habitantes, em primeiro lugar”, destacou Guerra.

Agenda de trabalho

O debate foi mediado pelo professor do departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC, Alexandre Biz, que destacou a importância de continuar a agenda de trabalho da Rede de Inteligência nos próximos meses: “Nós precisamos cada vez mais trabalhar de forma conjunta, com planos integrados, olhando a longo prazo para alcançar a sinergia que desejamos”.

A presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flavia Didomenico, destacou que SC já possui um ambiente de negócios favorável: “Já temos o ecossistema, mas ele está voltado a outros segmentos. Precisamos fazer com que o nosso turismo acesse esse paradigma de integração e cooperação”.

A realização do evento foi a primeira ação da Rede de Inteligência de Santa Catarina, uma parceria firmada em agosto deste ano entre a Fecomércio SC, Fecam, Santur e UFSC. O objetivo da Rede é promover a cooperação entre as entidades do Estado e trabalhar em conjunto na geração de inteligência de mercado para o turismo, com produção de estudos e pesquisas, além da sistematização, análise e monitoramento de indicadores do setor.

Leia também

INSTITUCIONAL 16 julho, 2024

Fecomércio SC e sindicatos empresariais lançam campanha "Comércio Local é Legal" em diversas cidades do estado

MERCADO 16 julho, 2024

Empresários catarinenses esperam crescimento de 18,2% nas vendas durante este inverno

ECONOMIA 16 julho, 2024

Fecomércio avalia impactos nas mudanças da Reforma Tributária

PESQUISA 15 julho, 2024

Intenção de gasto dos consumidores catarinenses para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%