Trabalhista

Portaria altera lista de atividades com autorização para trabalho permanente em domingos e feriados

Atualizado em 19 fevereiro, 2021

Foi publicada no Diário Oficial da União, nesta quinta-feira (18), a Portaria SEPRT n° 1809 de 2021, assinada pelo secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Bianco Leal, que amplia as categorias econômicas autorizadas a funcionar aos domingos e feriados.  A nova regra altera a Portaria SEPRT Nº 604 de 2019.

> Leia na íntegra a Portaria 1809.2021

A nova determinação incluiu o comércio em geral, transporte público coletivo urbano e a área de serviços, dentro os quais os serviços de call center, construção civil, lotéricas e mercado de capitais.

Por se tratar de Portaria, é necessário esclarecer que é um ato administrativo, que carece de segurança jurídica por contrariar dispositivo de lei, no caso o art. 6-A da Lei nº 10.101/2000, que vincula o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral à autorização em convenção coletiva de trabalho, observada a legislação municipal.

Conforme o gerente jurídico e sindical da Fecomércio SC, Rafael Arruda, é importante que sejam observadas as disposições legislativas locais e das convenções coletivas de trabalho sobre o assunto “para garantir às empresas segurança para utilização da força de trabalho de seus empregados nos domingos e feriados”.

Para ter segurança no exercício das atividades, a empresa deve buscar informações junto ao sindicato empresarial local, que poderá orientar com assertividade sobre o melhor procedimento.

Não sabe que sindicato representa sua categoria? Faça o enquadramento sindical

Leia também

PESQUISA 15 julho, 2024

Intenção de gasto dos consumidores catarinenses para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%

MERCADO 12 julho, 2024

Volume de serviços cresceu 5,4% no acumulado do ano, aponta Pesquisa Mensal de Serviços

INSTITUCIONAL 12 julho, 2024

Presidente da Fecomércio SC participa de comitiva catarinense em Portugal

MERCADO 11 julho, 2024

Vendas do comércio catarinense cresceram em maio, aponta pesquisa