Presentes de Páscoa foram parcelados em Lages

Atualizado em 27 dezembro, 2017

Os consumidores em Lages optaram pelo parcelamento nas compras de Páscoa este ano, conforme a pesquisa de Resultado de Vendas realizada pela Fecomércio SC. Cerca de 42% dos lageanos garantiram os presentes a prazo: 26,9% no cartão de crédito e  15,4% no crediário.

Segundo menor do estado, o ticket médio foi de R$71,31, abaixo do comportamento estadual (R$106,48) e do valor de 2016 (R$ 103,91). A queda no volume de vendas impactou no faturamento do comércio na Serra, que registrou o maior recuo (-11%) entre as cidades pesquisadas. Já na comparação com os meses comuns do ano a receita subiu 11,87%.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

Confira também o relatório de Avaliação do Consumidor

“Apesar de ainda não termos variação positiva, houve um pequeno ganho real para o setor, visto que o gasto médio estadual foi maior do que a inflação do período (4,57%). A queda no faturamento também foi menor do que 2016 (10,2%). Estes resultados são um alento para o varejo e reforçam os dados de outras pesquisas, que sinalizam para a retomada das vendas ainda em 2017. Também temos mais um indicativo de que as condições de pagamento das famílias estão voltando a se recuperar do ano passado para cá”, afirma o presidente da federação, Bruno Breithaupt.

Conforme Breithaupt, os lojistas estão mais ajustados ao cenário econômico e ofereceram nas gôndolas produtos para todos os bolsos. Cerca de 15,4% contrataram funcionários temporários para a data.

De acordo com os empresários, a frequência da pesquisa de preço nos estabelecimentos comerciais foi considerada baixa (66%), alta (19%) e razoável (15%). Outro indicador importante para verificar o desempenho da data é o percentual dos produtos que sobraram: neste ano, 9,6% do estoque inicial não foi vendido.

A pesquisa foi realizada com 331 empresas do comércio de Santa Catarina, em Lages, Chapecó, Itajaí, Blumenau, Joinville, Criciúma e Florianópolis.

Avaliação do Consumidor

A pesquisa de Avaliação do Consumidor analisou o índice de pessoas que efetivaram as compras de Páscoa. Em 2017, o percentual de desistência ficou estável em 12,1%.

Os tradicionais chocolates (82%) lideraram a lista de presentes, à frente das roupas/calçados (10%) e brinquedos (5,0%). Novamente, os chocolates industrializados em geral (44,8%)- como barras e caixas de bombom- venderam mais do que os ovos de páscoa industrializados (43,8%) e artesanais (7,0%).

Apesar de o chocolate ser produto mais comprado no período, o gasto médio com roupas e calçados foi o mais alto (R$193).

Os principais destinos das compras foram os supermercados (55,7%) e as lojas de rua (29,0%). O atendimento do comércio recebeu a nota média de 8,53, com os atributos ‘clareza das informações’ repassadas pelo atendente (8,70) e ‘cordialidade’ (8,54) com a melhor pontuação.

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