Previsão do dia dos pais é positiva em Blumenau

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Blumenau tem intenção de gastos no valor de R$ 155,55 para o dia dos pais, contra a média estadual de R$ 150,69, segundo a pesquisa da Fecomércio SC e a FCDL/SC para a data comemorada no segundo domingo de agosto. Metade dos consumidores (50,6%) pretende dispensar o clássico almoço de domingo em restaurantes, optando pelas reuniões de família em casa. No estado o hábito deve ser mantido por apenas 33,2% das famílias.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra
Mais de 70% dos consumidores de SC devem comprar no comércio de rua

Com a queda na confiança dos consumidores, em razão do aumento do desemprego, redução na oferta de crédito e recuo da renda familiar, o consumidor será mais cauteloso. Entre os blumenauenses, 42,1% consideram que estão em situação financeira pior, 29,4% melhor e 28,2% igual à mesma época do ano passado.

 “O comércio deve aproveitar o inverno para impulsionar as vendas no dia dos pais. Em tempos de consumo retraído não é apenas o preço que é levado em conta: atendimento e a experiência de compras podem fidelizar o cliente em longo prazo e até garantir um tíquete médio maior”, aponta Bruno Breithaupt, presidente da Fecomércio SC. Na avaliação de Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC, “o mercado já apresenta sinais de reação – ainda que tímidos – e a nossa Federação investiu em uma ampla campanha de marketing, disponível às CDLs, para atrair os consumidores e iniciar a retomada das vendas em padrões de anos anteriores”.

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Comportamento do consumidor

Boa parte dos presentes deve ser comprada à vista: 61,4% afirmaram que pretendem pagar em dinheiro, frente ao percentual estadual de 67,85%. O parcelamento no cartão de crédito (14,2%) e o débito (11,7%) aparecem em segundo e terceiro lugar.

O comércio de rua (63,6%) e shopping (26,6%) devem ser os principais destinos das compras, com foco nos setores de vestuário (62,3%), perfumes/cosméticos (12,3%) e calçados (8,2%). Preço (37%), promoção (26%) e atendimento (19%) atraem os consumidores e podem ajudar a definir a compra – 68,7% pretende fazer pesquisa de preço antes de ir às compras.

A pesquisa de intenção de compras foi realizada pela Fecomércio SC e FCDL/SC nas cidades de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para conhecer o perfil do consumidor e a intenção de compras para o período.

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