Produtos artesanais ganham espaço na Páscoa em Blumenau

Atualizado em 21 dezembro, 2017

O chocolate é praticamente unanimidade em Blumenau nesta Páscoa. A guloseima é preferência de 96,4% dos consumidores, bem à frente das roupas/calçados (2,6%) ou brinquedos (0,7%), que na média estadual respondem por 5% e 2%. Conforme a pesquisa de intenção de compras realizada pela Fecomércio SC, não são apenas os ovos tradicionais (38,3%) e chocolates variados (35,6%), como barras e caixas de bombons, que devem vender bem neste ano. Os produtos artesanais se destacam com 14,4%, quase o dobro do percentual estadual.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

O gasto médio deve ser de R$166,41, valor acima do previsto no ano passado (R$162,25). A percepção sobre a situação financeira das famílias pode pesar na hora de escolher o presente: 40,2% afirmaram que estão na mesma condição, 30,1% melhor e 29,4% pior. Os dados mostram que os consumidores serão bastante seletivos nas escolhas para não comprometer o orçamento, tanto que 71,9% devem recorrer à pesquisa de preço em busca do melhor custo/benefício.

“A expectativa neste ano é oferecer preços e opções vantajosas para atrair os consumidores. Estamos animados: o início da retomada da confiança, que aos poucos traz a estabilidade tão esperada desde 2015, o dinheiro extra do FGTS e a possibilidade de negociar formas de pagamento a preços diferenciados são bastante favoráveis ao mercado”, comenta o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

Perfil do consumidor

Os supermercados (53,3%) devem ser o principal destino das compras, antes do comércio de rua (37,3%) e shopping  (3,9%).

Em tempos de restrição econômica, o primeiro quesito levado em conta é o preço (52%), mas promoção (21%) e atendimento (14%) também devem ser considerados. Um índice bastante expressivo (76,8%) pretende comprar em dinheiro, seguido por à vista no cartão (8,8%) e parcelado no crédito (6,9%).

Cerca de 14,4% dos entrevistados pretendem viajar no feriado, grande parte (70,5%) dentro do próprio estado, movimentando a economia local. O Paraná (25%) e Rio Grande do Sul (2,3%) também figuram na lista de destinos.

As pesquisas são feitas com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí para orientar os empresários do setor e revelar as principais tendências de consumo.

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