Promoções guiarão consumidor de Blumenau no dia das crianças

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Gasto médio na cidade é semelhante à média estadual

O trinômio preço, promoção e atendimento guiará o consumidor de Blumenau nas compras para o dia das crianças, segundo informam 81% dos ouvidos pela pesquisa da Fecomércio SC e Federação das CDLs de SC (FCDL/SC). Apesar deste foco, o gasto médio na principal cidade do Vale do Itajaí será de R$ 176,48, pouco acima da média estadual, cuja previsão é alcançar R$ 177,70.

Confira a Pesquisa de Intenção do Compras na íntegra

De acordo com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, os números do último mês já sinalizam para a retomada do ânimo no varejo e na indústria. “Santa Catarina foi um dos últimos estados a sentir os efeitos da recessão, então a recomposição deve ser lenta, a partir do primeiro semestre de 2017, mas consistente. Os indicadores de confiança do empresário já mostram os primeiros sinais positivos”, avalia.

“O resultado reflete as mudanças no comportamento do consumidor após a troca do Governo Federal e os ajustes na economia”, considera Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC. “A famílias ainda convivem com a redução da renda e o desemprego, mas alguns setores já apontam uma recuperação”, lembra o líder lojista.

Conforme o levantamento, 39,1% dos entrevistados de Blumenau declararam estar em situação financeira pior do que no mesmo período do ano anterior, enquanto 38,2% apontaram que as condições são iguais e apenas 22,7% afirmaram estar com mais dinheiro no bolso.

A preferência por pagamento integral da compra e a preocupação com o comprometimento da renda também se destacam. A modalidade à vista foi a mais apontada (86,8%), seguida pelo parcelamento via cartão de crédito (8,9%). A pesquisa de preço será a estratégia adotada por 74% dos consultados, resultado semelhante em todas as cidades pesquisadas, o que mostra uma forte tendência do catarinense.

Perfil do consumidor

O comércio de rua será a opção da maioria da população do estado (73,5%), seguido por shopping centers (17,2%). Os brinquedos, com 51,9%, dividirão a preferência dos consumidores com itens de vestuário (31,5%) e calçados (4,9%). Uma pequena parcela (2,3%) ainda está indecisa quanto ao presente.

Sobre a presença das crianças no momento da compra, 74,4% disseram preferir não levá-las, enquanto apenas 23,8% responderam afirmativamente. Quando questionados se a criança escolherá seu presente, 64% dos entrevistados responderam que isto não ocorrerá.

Além do comércio tradicional, a data também movimenta o setor de serviços por ser feriado nacional. No estado 25,3% dos entrevistados planejam almoçar ou jantar na casa de parentes, seguidos pelos 14,7% que realizarão atividades ao ar livre e pelos 8,8% que levarão seus filhos a um parque de diversões. No entanto, 31,6% afirmaram que não pretendem realizar programa especial. A amostra da pesquisa foi realizada com consumidores em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí.

Leia também

INSTITUCIONAL 05 setembro, 2024

Senac HUB Tecnologia é lançado em Joinville

INSTITUCIONAL 03 setembro, 2024

Fecomércio avança nas tratativas do Sesc e Senac Canarinhos em Gaspar

03 setembro, 2024

Painel de Obrigações Tributárias - Setembro de 2024

MERCADO 03 setembro, 2024

Confiança do empresário catarinense cresce 5,2% em agosto