ECONOMIA

Receita e volume de serviços avançam lentamente em SC

Atualizado em 16 outubro, 2018

O setor de serviços ainda não se recuperou em Santa Catarina e no Brasil, porém os resultados de agosto mostram melhor desempenho em relação aos meses anteriores. No Estado, a receita nominal subiu 8,5% na comparação com o mesmo mês do ano anterior. No acumulado de 12 meses a variação ficou em 4,1%. No Brasil, a alta foi de 4,8% e 2,8%, respectivamente. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE.

O volume de serviços cresceu 4,3% no Estado e 1,6% no Brasil na comparação com agosto de 2017. No acumulado de 12 meses, a variação é nula (0,0%) em Santa Catarina e de 0,6% no Brasil.

A receita nominal nas atividades turísticas teve variação de 11,7% em Santa Catarina e 9,9% no Brasil na comparação com agosto do ano passado.  No resultado acumulado do ano, indicador que aponta tendência, o comportamento foi diferente na receita e volume: alta de 9% no Estado, diante da média nacional de 3,7%; avanço de 5,8%, enquanto o Brasil encolheu 1,7%.

O volume de serviços no segmento de transportes cresceu 7,6% na comparação com agosto de 2017, deixando para trás o período de perdas ocasionado pela paralisação dos caminhoneiros no mês de maio e junho. Os serviços prestados às famílias- como alimentação em restaurante, academia e hospedagem em hotéis- avançaram 6,5%.

De acordo com o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova, a retomada do setor deve ficar para 2019, pois o cenário ainda é de bastante cautela por parte da indústria e de crise fiscal nas esferas governamentais, dois dos principais demandantes dos serviços. “A lenta recuperação dos serviços é fruto ainda das incertezas eleitorais e da substituição que as famílias fizeram durante o período mais intenso da crise. Trocou-se, por exemplo, comer fora, pela comida em casa, beneficiando o comércio, mas prejudicando os serviços”, explica.

 

Leia também

ECONOMIA 16 julho, 2024

Fecomércio avalia impactos nas mudanças da Reforma Tributária

PESQUISA 15 julho, 2024

Intenção de gasto dos consumidores catarinenses para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%

MERCADO 12 julho, 2024

Volume de serviços cresceu 5,4% no acumulado do ano, aponta Pesquisa Mensal de Serviços

INSTITUCIONAL 12 julho, 2024

Presidente da Fecomércio SC participa de comitiva catarinense em Portugal