ECONOMIA

Recuperação do comércio catarinense perde fôlego em SC

Atualizado em 09 maio, 2019

O comércio catarinense apresentou estabilidade em março, dando sinais de que a recuperação das vendas já perdeu o fôlego. Segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), realizada pelo IBGE, o comércio varejista restrito (que não leva em consideração a venda de veículos, autopeças e material de construção) teve variação positiva de 0,5% no volume de vendas na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em relação ao mês anterior retraiu 0,2%. A receita nominal cresceu 5,5% e 1,8%, respectivamente.

No acumulado em 12 meses, o varejo restrito apresentou alta de 6,2% nas vendas e 10,5% na receita. Já o comércio varejista ampliado cresceu 7,8% e 11,1%.

“Ao longo do ano espera-se que o comércio catarinense mantenha um ritmo estável e em patamares otimistas. Porém, o desempenho do setor dependerá das medidas adotadas pelo Governo Federal, principalmente em relação a redução dos juros e recuperação do mercado interno. A política econômica do país não apresentou os resultados esperados no primeiro trimestre, o que explica essa retração no consumo”, pontua o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt.

As maiores altas foram nos segmentos de equipamento e material de escritório, informática e comunicação (18,4%), combustíveis e lubrificantes (11,1%) e material de construção (10,7%). Por outro lado, os segmentos que apresentam os piores desempenhos foram o de livros, jornais, revistas e papelaria (-26,5%) e tecidos, vestuário e calçados (-7,8%).

O varejo brasileiro não apresentou bons resultados em março: o volume de vendas caiu 4,5% e a receita variou 0,2% na comparação com 2018. No acumulado de 12 meses, fechou com alta de 1,3% e 4,7%.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar