Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis apresenta indicadores de sustentabilidade urbana

Atualizado em 29 novembro, 2017

Fecomércio SC é uma das fundadoras e participou da análise técnica

A Rede de Monitoramento Cidadão (RMC) de Florianópolis apresenta nesta quinta-feira (30) levantamento de indicadores de sustentabilidade urbana que retratam o desenvolvimento da capital catarinense. Os dados técnicos, levantados junto ao poder público, e os indicadores de percepção, coletados por meio de uma pesquisa de opinião pública, abordam temas como mobilidade, segurança, saneamento básico e outros assuntos que interferem diretamente na sustentabilidade da cidade e qualidade de vida dos moradores.

A Fecomércio SC é associada fundadora da RMC e participou da análise técnica dos indicadores em outubro. A organização é composta por diversos representantes da sociedade civil, setor produtivo, academia e mídia.

Além de apresentar os dados à população, a RMC entregará os resultados à Prefeitura Municipal de Florianópolis. O trabalho da Rede busca auxiliar governo e sociedade a estabelecerem e seguirem prioridades claras e mensuráveis para o desenvolvimento da cidade. 

De acordo com o coordenador nacional do Projeto Redes de Monitoramento Cidadão, Fernando Penedo, “o levantamento é um instrumento importante de participação cidadã na definição do futuro da cidade. Esperamos que a opinião dos moradores de Florianópolis subsidie ações do poder público e ajude a qualificar o debate público em relação às demandas da cidade”.

Mais de 150 indicadores técnicos foram apurados junto ao poder público. Após a coleta dos dados, um time de especialistas, coordenado pelo Grupo Estratégico de Monitoramento da RMC, se reuniu para uma análise dos indicadores com o objetivo de colocar à prova a qualidade, acuracidade, confiabilidade e relevância dos dados fornecidos pelo poder público.

Já a pesquisa de opinião pública, realizada em setembro e outubro, ouviu mais de mil moradores das diferentes regiões de Florianópolis para entender como os cidadãos percebem o avanço, ou não, do desenvolvimento sustentável do município e quais os temas que consideram mais importantes para o futuro de onde moram.

Informações:

Data: 30 de novembro
Horário: 13h30
Local: Auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL
Rua Felipe Schmidt, 679 – Centro
Inscrições: https://goo.gl/oJD1bG

Leia também

PESQUISA 27 agosto, 2024

Florianópolis registra a sexta menor taxa de desemprego entre as capitais brasileiras

ECONOMIA 23 agosto, 2024

Vendas de dia dos pais cresceram 5,5% em 2024

INSTITUCIONAL 23 agosto, 2024

Sindicato de Produtos Farmacêuticos comemora vitória com aprovação de lei que permite exames clínicos em farmácias

INSTITUCIONAL 22 agosto, 2024

Evento exclusivo organizado pelo Sinditrade discute o sucesso da importação em Itajaí