Regulamentação dos serviços de transporte por aplicativo deve ser votada ainda nesta semana

Atualizado em 31 outubro, 2017

Está previsto para discussão e votação nesta semana, o Projeto de Lei 28/2017 que trata da regulamentação dos serviços de transporte particular que usam aplicativos, como Uber e Cabify. Caso seja aprovada em sua redação original, a regulamentação poderá extinguir os serviços de transporte particular dessa natureza.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina considera que o PL torna excessiva a burocracia, impedindo assim a livre concorrência e por consequência um serviço de qualidade e com custo mais baixo ao consumidor.

No entanto, o projeto que está na ordem de votação é o substitutivo, da relatoria do senador Pedro Chaves (PSC-MS) que prevê uma regulamentação mais condizente com o mercado, onde não há exigência de placa vermelha, embora preveja a regulamentação e fiscalização por parte dos municípios. Esse projeto reúne partes de três propostas sobre o mesmo tema que chegaram ao Senado, deliberadas pela Câmara dos Deputados.

Segundo o senador catarinense Paulo Bauer (PSDB), caso o substitutivo seja derrubado, aí sim, os senadores devem deliberar pelo polêmico PLC 28/2017. O projeto da Câmara dos Deputados (PLC 28/2017) tramita em conjunto com outros dois textos do Senado (PLS 530/2015 e PLS 726/2015). Se for aprovado como está, o texto pode ir à sanção, caso haja mudanças, o projeto terá de voltar à Câmara dos Deputados, onde foi aprovado no mês de abril.

*Com informações do Senado Federal

Leia também

PESQUISA 27 agosto, 2024

Florianópolis registra a sexta menor taxa de desemprego entre as capitais brasileiras

ECONOMIA 23 agosto, 2024

Vendas de dia dos pais cresceram 5,5% em 2024

INSTITUCIONAL 23 agosto, 2024

Sindicato de Produtos Farmacêuticos comemora vitória com aprovação de lei que permite exames clínicos em farmácias

INSTITUCIONAL 22 agosto, 2024

Evento exclusivo organizado pelo Sinditrade discute o sucesso da importação em Itajaí