Copom reduz Selic pela quinta vez consecutiva, como era esperado

Atualizado em 02 fevereiro, 2024

O Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu em 0,5 ponto percentual (p.p.) a taxa de juros básica da economia (Selic) na sua primeira reunião de 2024. Com o corte, de igual magnitude das quatro reuniões anteriores, a Selic caiu para 11,25% ao ano (a.a.) e encontra-se 2,5 p.p. abaixo do nível registrado no início deste ciclo de queda (13,75%) em agosto.

O Copom continua a entender que o momento atual do processo desinflacionário tende a ser mais lento e sinalizou que nas próximas reuniões os cortes serão de mesma ordem. Reforçando com isso que esta política monetária contracionista deve durar até que se consolide a ancoragem das expectativas de inflação em torno de suas metas, o que, por sua vez, é uma função da execução das metas fiscais já estabelecidas.

Baixe o relatório completo >>> https://www.fecomercio-sc.com.br/pesquisas/relatorio-efeito-das-taxas-de-juros-copom-fevereiro-2024/