Retração da renda levou catarinenses a desistirem de compras no Dia das Crianças em 2015

Atualizado em 28 dezembro, 2017

Última data comemorativa que movimenta o comércio antes do Natal, o Dia das Crianças é um termômetro das vendas de fim de ano. A pesquisa da Fecomércio SC de Avaliação dos Consumidores sobre a experiência de compras apontou uma taxa bastante expressiva (32%) de catarinenses que desistiram de comprar o presente.

Leia a Pesquisa de Resultado de Vendas

A considerável taxa de desistência pode estar relacionada com a retração da renda provocada pela alta da inflação e restrição do crédito, dados também apresentados na pesquisa de Resultado de Vendas do Dia das Crianças 2015. A insegurança quanto ao cenário econômico brasileiro tem reflexo direto no segmento, visto que o consumo está ligado às expectativas futuras. A entidade monitora a data por meio de um conjunto de pesquisas para mapear a intenção de compras, os resultados de vendas e a avaliação do consumidor.

Os pesquisadores entraram em contato com 603 pessoas que haviam declarado na pesquisa de intenção que comprariam presentes na data. Destes, 68% efetivaram a compra e 32% desistiram. O levantamento foi realizado com consumidores de Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí, entre os dias 13 e16 de outubro.

De acordo com a pesquisa, o público consumidor é composto por mulheres (72,4%), jovens entre 26 a 35 anos (30,8%), com ensino médio completo (42,5%) que trabalham com carteira assinada (32%). A maioria teve êxito em suas compras (95,9%), comprando o produto inicialmente pretendido. Os brinquedos (72%) e vestuário (28,8%) lideram o ranking dos presentes. Entretanto, o maior gasto médio foi realizado pelos consumidores que compraram eletrônicos (R$324,25). O principal destino das compras foi o comércio de rua (63,2%), seguido pelos shoppings (26,6%).

O atributo de atendimento melhor avaliado foi à cordialidade do atendente, com nota média de 8,61; em seguida a clareza das informações (8,36), enquanto a agilidade ficou em terceiro lugar, recebendo nota média de 8,22. O atendimento como um todo foi assim bem avaliado, atingindo uma nota média de 8,40.

Alinhada a política de combate a pirataria da Fecomércio SC, a pesquisa buscou apurar se este consumidor adquiriu produtos piratas: a maioria (84,9%) declarou que não, mas 10,7% afirmaram ter comprado produtos piratas.

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