Reunião entre SEAC/SINDESP-SC e Fecomércio SC debate criação da Câmara de serviços terceirizados

Atualizado em 19 julho, 2017

As diretorias do SEAC/SINDESP-SC estiveram reunidas nesta terça-feira, 18 de julho, no SESC Cacupé para reunião com o presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt. Os sindicatos foram convidados pelo presidente da Federação para debater maior aproximação entre as entidades, depois de tratativas estabelecidas durante o Missão Suécia 2017. Os presidentes Dilmo Wanderley Berger (Sindesp-SC) e Avelino Lombardi (SEAC-SC) estiveram presentes no encontro.

Bruno Breithaupt defende mudanças na Confederação Nacional do Comércio, Bens e Turismo (CNC) e no Sistema S que ainda não valoriza devidamente o setor de serviços em suas deliberações, "para se ter ideia, atualmente as sete federações nacionais de serviços somadas tem direito a apenas um voto no sistema CNC durante as assembleias. A situação terá de mudar para que, no mínimo, cada uma delas tenha direito à sua votação. Para isso precisamos fazer ações em conjunto e mostrar a força destas entidades", destaca Breithaupt.

O presidente do Sindesp-SC, Dilmo Wanderley Berger corroborou com o discurso e demonstrou a representatividade do setor de terceirização em Santa Catarina, comprovando a força da área na arrecadação e manutenção do sistema nacional, "no setor de asseio, conservação e serviços terceirizados são mais de 80 mil trabalhadores assalariados no estado, enquanto no de vigilância o número já ultrapassou 22 mil. Somados, os valores arrecadados pelos segmentos que são repassados à CNC, ultrapassam R$ 3,6 milhões de reais por exercício", exalta.

O presidente da Fecomércio SC propôs, durante o encontro, a criação de uma câmara na Federação dedicada exclusivamente aos serviços terceirizados para aproximar ainda mais as entidades. Para o presidente do SEAC-SC, Avelino Lombardi, a ideia é positiva, mas deve ser moldada para atender às demandas de ambas as partes, "os sindicatos precisam ter representatividade e poder de decisão no sistema. Não queremos participar apenas para sermos meros coadjuvantes. As empresas que representamos são parte significativa do sistema e clamam por maior representação em nosso estado e em todo país", completa.

Findada a reunião, as equipes técnicas das entidades envolvidas foram incumbidas de analisar as propostas e formular a melhor ideia para a instauração da câmara e a participação ativa do setor de terceirização na Fecomércio e em todo o sistema.