ECONOMIA

SC cria mais de 10 mil novas vagas de emprego em julho, 3º maior saldo do país

Atualizado em 24 agosto, 2020

Santa Catarina registrou em julho o segundo mês consecutivo de variação positiva no saldo de emprego formal,  conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), publicado na sexta-feira (21). Com 10.044 novas vagas de emprego, SC tem o maior saldo entre os estados do Sul e o terceiro em relação ao resto do país, atrás de São Paulo (22.967) e Minas Gerais (15.843). A aceleração foi puxada, especialmente, pelo setor industrial, que representou 76,4% das novas vagas criadas.

O movimento de recuperação do emprego tem grandes diferenças setoriais, regionais e populacionais. A análise permite entender melhor os impactos diretos da pandemia na economia, o que possibilitará elaborar estratégias de manutenção e recuperação dos grupos mais afetados, assim como avaliar quais têm perspectiva de retomada e mesmo superação dos níveis pré-crise.

O comércio em Santa Catarina apresentou saldo positivo (1.443), incluindo pela primeira vez o segmento de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas (56 PFT). As principais classes responsáveis por este resultado foi a de comércio não especializado (547 PFT) que inclui supermercados, minimercados e lojas de departamentos, grupo de materiais de construção (297 PFT) e o comércio atacadista de produtos de consumo não-alimentar (291 PFT).

O setor de serviços, por outro lado, voltou a ter um saldo negativo em julho (296 PFT), após um junho positivo com criação de 599 vagas. Ao analisar as seções, divisões e grupos do setor de serviços é possível observar como a pandemia afeta desigualmente as atividades econômicas, de maneira que alguns grupos de atividade estão em ascensão a despeito da crise (especialmente atividades administrativas, profissionais e técnicas) , enquanto outros grupos vêm sofrendo sérias perdas e um saldo negativo persistente no emprego formal, como é o caso das atividades ligadas a alojamento e alimentação (1.218 PFT). A seção de Informação e Comunicação, que foi afetado em Santa Catarina de maneira mais acentuada do que no resto do país (também pela sua maior proporção relativa na economia estadual), voltou a apresentar saldo positivo de 388 vagas em julho.

Conforme dados referentes a escolaridade e faixa etária, a geração de empregos se concentra nas faixas etárias mais jovens, enquanto o saldo negativo nas vagas continua a aumentar para aqueles com mais de 50 anos. O grau de instrução com maior saldo positivo é o de ensino médio completo, bastante ligado ao setor industrial. O grau de instrução de ensino superior completo apresentou saldo negativo tanto ao nível nacional quanto estadual, principalmente devido a demissões ligadas a área de ciências e artes, especialmente de ensino, tanto da administração pública quanto de setores privados.

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa