MERCADO

Seminário esclarece empresas e instituições sobre certificação de responsabilidade social

Atualizado em 26 julho, 2021

A Comissão Mista de Responsabilidade Social realiza o VII Seminário da Certificação, nesta quarta-feira (28), às 14h, para tirar dúvidas de empresas e instituições que pretendem se inscrever no edital este ano. O evento será exibido no canal do YouTube da Escola do Legislativo e na página do facebook da Fecomércio SC.

Entre os temas que serão abordados estão a importância da responsabilidade social, aspectos técnicos do balanço social, transparência e a relação com a sociedade.

A Certificação de Responsabilidade Social e a Premiação Troféu Destaque-SC foram instituídas com base na Lei Estadual 12.918/04 e visam reconhecer e destacar as empresas e entidades catarinenses que tenham responsabilidade social como política de gestão, além de promover o bem-estar da sociedade catarinense.

> As inscrições estão abertas no site até o dia 31 de agosto.

Podem participar do certame empresas privadas e públicas, sociedades de economia mista e organizações sem fins lucrativos. Um dos pré-requisitos para participação é a comprovação da publicação do balanço social da organização relativo ao ano de 2020. O resultado da certificação é no dia 16 de novembro, publicado no site da Responsabilidade Social.

As organizações que obtiverem os melhores desempenhos na Certificação de Responsabilidade Social, com base em suas ações e projetos socioambientais, serão premiadas com o Troféu Destaque. São três para organizações sem fins lucrativos; um para empresas de grande, médio e pequeno porte, na categoria comércio e serviço; um para indústrias de grande, médio e pequeno porte. Os ganhadores dos troféus serão anunciados no dia da premiação, em 06 de dezembro.

Em 2020, setenta e sete empresas e entidades receberam a Certificação e sete o troféu Destaque-SC em solenidade online no início de dezembro.

A comissão é formada por 11 representantes de órgãos públicos e da sociedade civil catarinense: Alesc, Fecomércio SC, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);  Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Ordem dos Advogados do Brasil Santa Catarina (OAB/SC); Federação Catarinense de Municípios (FECAM); Centro de Integração Empresa Escola do Estado de Santa Catarina (CIEE/SC); Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC) ; Federação dos Contabilistas do Estado de Santa Catarina (Fecontesc);  Secretaria de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina e Movimento ODS Santa Catarina.