INSTITUCIONAL

Sesc-SC democratiza acesso ao turismo com roteiros para pessoas com deficiência

Atualizado em 13 janeiro, 2023

O Sesc-SC em parceria com Associação de Surdos de Criciúma realizou mais uma edição do projeto Passeios Plurais, criado para democratizar o acesso ao turismo por grupos de pessoas com algum tipo de deficiência. O objetivo é promover a igualdade de oportunidades, o exercício da cidadania e a inclusão social. Desta vez, o passeio foi para o roteiro Paisagem Cultural, na região de Laguna, Sul de SC, oferecido de forma gratuita.

Os turistas saíram em 17 de dezembro, partindo da cidade de Sombrio, com embarques em Araranguá e na unidade do Sesc Criciúma. A programação foi divulgada exclusivamente para a comunidade surda e seus dependentes.

A iniciativa, realizada pelo setor de Turismo Social Sesc-SC em parceria com o Departamento Nacional do Sesc, teve um interesse tão grande que atraiu clientes de diversos munícipios da região: Santa Rosa do Sul, Sombrio, Orleans, Turvo, Balneário Arroio do Silva e Criciúma. O passeio conduzido pelo colaborador do Sesc e Guia de Turismo Local, Rogério Rodrigues, foi realizado a pé pelo Centro Histórico de Laguna, maior conjunto arquitetônico tombado de Santa Catarina.

Paisagem Cultural 

Em um percurso de aproximadamente duas horas foi possível conhecer a história de pontos turísticos da cidade, a arquitetura dos casarios antigos e diversos atrativos, como o Museu Anita Garibaldi, a Casa de Anita, o Mercado Público, a Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos e a Fonte da Carioca, onde foi possível beber água fresca e gelada após o trajeto. Estima-se que a água desta fonte motivou a localização da cidade pelo seu fundador. Também foi realizada visita à Casa de Cultura Sesc em Laguna.

Após o passeio, foi oferecido ao grupo um almoço gratuito promovido pelo Sesc e ainda teve uma parada na Praia do Gi, onde o grupo pode conhecer a Pedra do Frade. Medindo 9 metros de altura e 5 metros de diâmetro, a pedra monumental equilibra suas 30 toneladas e desafia a lei da gravidade diante da inclinação sobre uma rocha à beira-mar. Ela recebeu esse nome pela semelhança com um padre franciscano.

Democratização do acesso ao lazer 

A técnica de Lazer de Criciúma, ouvinte, Gabriela Mariane dos Santos Carmo, ressaltou a importância da promoção de mais atividades inclusivas como essa.  “Muito se fala sobre a necessidade de a pessoa com deficiência estar presente nas atividades do cotidiano, mas pouco se vê acontecendo na prática. Promover e participar de projetos que buscam fomentar uma maior interação entre a própria comunidade é uma forma de sensibilizar sobre a importância da inclusão nos destinos turísticos e de afirmar que os direitos ao lazer e ao turismo são para todos”, defende.

Para Bianca Zacarias Nogueira Felisberto, surda e presidenta da Associação de Surdos de Criciúma, a oportunidade de vivenciar e usufruir do turismo em todo seu potencial foi muito enriquecedora e gratificante.  “Eu não imaginei como seria esse passeio, minha família tem filhos pequenos surdos e tenho amigos que estão começando a aprender libras. Isso é tão importante para nós, conhecer a história da cidade de Laguna. Precisamos dos intérpretes para que eles saibam o que aconteceu naquele lugar, a guerra, a casa de Anita, a fonte de água e as culturas”, comenta.

Como participar do projeto Passeios Plurais? 

O projeto Passeios Plurais será ofertado pelo Sesc-SC exclusivamente para grupos de Pessoas com Deficiência. A instituição pretende lançar novas programações e está aberta a parcerias. Instituições e grupos com interesse neste tipo de programação podem entrar em contato pelo e-mail: turismosocial@sesc-sc.com.br ou pelo telefone (48) 3251.4848 com a sugestão de programação e de destino.

Leia também

PESQUISA 15 julho, 2024

Intenção de gasto dos consumidores catarinenses para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%

MERCADO 12 julho, 2024

Volume de serviços cresceu 5,4% no acumulado do ano, aponta Pesquisa Mensal de Serviços

INSTITUCIONAL 12 julho, 2024

Presidente da Fecomércio SC participa de comitiva catarinense em Portugal

MERCADO 11 julho, 2024

Vendas do comércio catarinense cresceram em maio, aponta pesquisa