Setembro tem menor inflação no acumulado do ano desde 1998

Atualizado em 28 junho, 2018

A inflação brasileira interrompeu a trajetória de queda em setembro, no acumulado de 12 meses, mas ainda foi o menor índice para no acumulado do ano desde 1998 (1,42%).  O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 2,54%, resultado superior aos 2,46% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na passagem do mês, o índice caiu de 0,19% para 0,16% e acumula 1,78% no ano, bem abaixo dos 5,51% registrados no mesmo período em 2016.

Os efeitos acumulados da desinflação a partir da metade do ano passado, essencialmente por causa da queda na demanda do consumidor, saíram da conta do atual índice. Os alimentos continuam com os preços em desaceleração, o que traz mais poder de compra ao consumidor e auxilia no processo de recuperação do comércio, que já vem sendo observado desde o início do ano.

De acordo com o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova, a inflação deve se estabilizar abaixo da meta de 4,5% até o fim deste ano: “É possível, inclusive, fechar abaixo de 3,0%, o piso da meta, o que forçará o Banco Central a justificar em carta o não cumprimento da meta da inflação. Seria um fato inédito para a economia brasileira, acostumada com altos índices inflacionários”. Segundo ele, a inflação baixa traz um aspecto positivo: a queda na taxa básica de juros, que permite uma maior expansão do crédito, outro elemento que ajuda a estimular o consumo nestes períodos de economia estagnada.

Em setembro, dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados, somente Alimentação e Bebidas (-0,41%) e Habitação (-0,12%) apresentaram resultado negativo. Nos demais, destaca-se o grupo Transportes, com variação de 0,79%. No grupo Habitação (-0,12%), a queda ficou na conta da energia elétrica, em média 2,48% mais barata, em razão, principalmente, da entrada em vigor da bandeira tarifária amarela a partir de 1º de setembro, representando uma cobrança adicional de R$ 0,02 a cada Kwh consumido. Em agosto, a bandeira tarifária vigente era a vermelha, incidindo um adicional de R$ 0,03 a cada Kwh consumido.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresentou variação de -0,02% em setembro- a menor variação para o mês desde 1998 (-0,31%). No ano, o acumulado foi de 1,24%, bem abaixo dos 6,18% registrados em igual período do ano passado. Considerando-se os últimos doze meses, o índice caiu para 1,63%, também abaixo do 1,73% registrado nos 12 meses imediatamente anteriores. As variações acumuladas no ano e em 12 meses são as menores para um mês de setembro desde a implantação do Plano Real.