ECONOMIA

Setor de Serviços avança tendência de recuperação em Santa Catarina

Atualizado em 14 outubro, 2020

O setor de Serviços apresentou continuidade em sua recuperação pelo quarto mês consecutivo em Santa Catarina. O crescimento ao nível nacional foi de 2,9% no volume de serviços na comparação de Agosto em relação a Julho, o desempenho estadual foi ligeiramente melhor com aumento de 3,4%, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) publicada nesta quarta-feira (14). Apesar de a tendência apresentar melhora, os níveis de atividade ainda estão bastante aquém do pré-crise e a perspectiva de retomada tem se apresentado bem mais lenta do que nos demais setores, como Indústria e Comércio.

O principal grupo de atividade que liderou o crescimento foram os serviços prestados à família, o mais afetado durante o período mais crítico da pandemia. Com o crescimento na comparação mensal e a diminuição das perdas na base de comparação com o mesmo mês do ano passado, porém, as perdas acumuladas em 2020 no volume de serviços prestados à família continuaram a se ampliar para -38,9% no país e -28,6% no estado, sendo o segmento de alojamento e alimentação o mais impactado.

Por outro lado, o grupamento de serviços profissionais, administrativos e complementares, que já havia coberto as perdas nas receitas nominais acumuladas no ano em Santa Catarina, também o fez para o volume de serviços, ficando 1,1% no acumulado de janeiro a agosto acima do mesmo período de 2019, enquanto as receitas nominais expandiram o patamar positivo para 3,5% na mesma comparação. A dinâmica refletida por esse movimento no mercado de trabalho demonstra que a maioria das vagas formais criadas pelo setor em Agosto no estado esteve concentrada na classe de Serviços de Engenharia , seguida pelas Atividades de Contabilidade, tendência já observada em Julho e Junho.

O grupo referente aos serviços de informação e comunicação apresentaram pequena queda no país em Agosto, enquanto em Santa Catarina o movimento foi de estabilidade com redução de perdas. No acumulado do ano, porém, o segmento foi proporcionalmente mais afetado no estado do que no país, em parte pelo seu maior peso relativo na economia estadual. O grupo de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio continuou a tendência de retomada, crescendo na comparação mensal e reduzindo as perdas acumuladas, principalmente devido à continuidade da recuperação do segmento de transporte aéreo (o mais afetado de todos inicialmente), e em menor grau pelo transporte terrestre.

Por fim, o volume de atividades turísticas cresceu 16,3% na comparação mensal de Agosto em Santa Catarina após apresentar ligeira queda em Julho, o desempenho do estado entretanto continuou a perder força em relação aos demais estados e à média nacional, passando ao segundo lugar entre os estados analisados com menores perdas durante a crise, que acumulou neste ano no estado uma redução 32,3% no volume de atividades turísticas.

Leia também

ECONOMIA 18 abril, 2024

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães, relacionado ao ano anterior

ECONOMIA 18 abril, 2024

Indicadores internacionais positivos no Turismo de SC em 2024

ECONOMIA 16 abril, 2024

Taxa de endividamento das famílias catarinenses cai em abril, aponta pesquisa

INSTITUCIONAL 16 abril, 2024

Sistema Fecomércio Sesc Senac oficializa compra da Sociedade Canarinho, em Gaspar