ECONOMIA

Setor de Serviços em SC cresce pelo terceiro mês consecutivo

Atualizado em 14 setembro, 2020

O setor de Serviços mantém em julho a recuperação pelo terceiro mês consecutivo, ainda que mais lenta e menos sólida que os meses anteriores e os demais setores da economia, conforme os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta sexta-feira (11) pelo do IBGE.

Santa Catarina apresentou crescimento de 3,1% no volume na comparação mensal, resultado ligeiramente superior à média nacional de 2,6%. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o estado ainda está negativo em 7,4%, porém representa o 5º melhor resultado do país, cuja média foi de -11,9%. No acumulado do ano, as perdas estaduais foram reduzidas para -8,4%, próximo à média nacional de -8,9%.

O comportamento dos grupos de atividades do setor, entretanto, possui diferenças significativas. No Brasil, os grupamentos avançaram na comparação mensal, com exceção dos Serviços Prestados à Família, que registrou recuo de 3,9%. Todos os grupamentos, porém, ampliaram as perdas acumuladas no ano (janeiro a julho), isto acontece porque na comparação anual o desempenho do setor ainda não superou os níveis de crescimento observados no mesmo período do ano passado.

Em Santa Catarina, por outro lado, houve redução das perdas acumuladas no setor de Serviços profissionais, administrativos e complementares, que cresceu 14,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado, posicionando a atividade a apenas -1,6% inferior ao volume de serviços acumulado – considerando as receitas nominais, o grupo já se encontra em patamares positivos (0,8%). O resultado é praticamente o oposto do observado no país (-14,6% em relação a julho de 2019).

Comparação mensal

Outro grupo que apresentou redução das perdas foi o de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio com retração de 2,7% em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto no acumulado de 2020 as perdas foram reduzidas para -5,8% – sendo o único grupo no estado e país a apresentar um desempenho das receitas menor que o volume de serviços.

O grupo de serviços prestados às famílias seguiu a tendência nacional e também ampliou as perdas no estado, enquanto os serviços de informação e comunicação mantiveram certa estabilidade tanto ao nível estadual quanto nacional, ainda que com a diferença de que nos meses precedentes o estado sofreu um impacto proporcional muito maior neste setor. O grupo residual de outros serviços reverteu a tendência de retomada e retornou a patamares negativos no volume de serviços acumulado (-0,6%), já as receitas continuam positivas reduzindo-se para 0,7%.

Queda no turismo

O volume de atividades turísticas, por fim, teve reversão no estado em julho, com queda de 4,8% na comparação com junho, que representa exatamente o oposto do desempenho médio no país (4,8%). Esse resultado foi o segundo pior entre os 12 estados pesquisados e provavelmente esteve relacionado ao recrudescimento da pandemia no estado durante o mês, associado a maiores restrições de circulação. Ainda assim, no acumulado de 2020 o estado continua a apresentar o melhor desempenho do país neste aspecto, com perdas de -31,2% em relação ao mesmo período do ano anterior- a média nacional foi de -37,9%.

Leia também

ECONOMIA 28 março, 2024

Setor de serviços catarinense inicia o ano com resultados positivos

ECONOMIA 25 março, 2024

Vendas no varejo catarinense caem 1,0% em janeiro

INSTITUCIONAL 25 março, 2024

Sindilojas promove primeira sessão de negócios do ano em parceria com entidades locais

INSTITUCIONAL 20 março, 2024

Fecomércio SC e Inovativos lançam e-book para impulsionar negócios com inteligência artificial generativa