MERCADO

Setor de serviços tem alta em junho, mas fecha semestre no negativo em SC

Atualizado em 14 agosto, 2020

A alta no volume de serviços em junho sinaliza que o pior já passou para o setor. Segundo dados da Pesquisa Mensal dos Serviços (PMS), divulgada na quinta-feira (13) pelo IBGE, foi registrado em junho crescimento de 5% no país e de 3,6% em SC na comparação com o mês anterior.

No semestre, porém, Santa Catarina fechou com resultados negativos (-8,6%), próximo da média nacional (-8,3%). Nos dois primeiros meses da pandemia, o setor teve queda de 7,1% e 13,9%, mas começou a reverter as perdas em maio (6,4%), enquanto o país ainda apresentava retração de 0,9%.

A dinâmica dos grupos de atividades que compõe o setor de serviços foi substancialmente diferente no Estado na variação interanual. Em junho, as atividades de serviços prestados às famílias, as mais afetadas pela pandemia, tiveram perdas significativamente menores em SC (-40,70%) na comparação com o país (-57,50%). Os serviços de informação e comunicação, porém, apresentaram perdas muito maiores no Estado (-7,2%), mais do que o dobro da média nacional (-2,9%).

O destaque de Santa Catarina, entretanto, foram os serviços profissionais, administrativos e complementares, que apresentaram volume muito próximo ao mesmo mês do ano passado (-0,4%) e foi o principal segmento responsável pelo saldo positivo no emprego dos serviços em junho, com a criação de 2.848 novas vagas. Ao considerar o indicador da receita nominal, este grupamento de atividade está em situação 2% melhor do que em junho de 2019, o único em situação positiva no estado.

Comparando o volume de serviços e a receita nominal, percebe-se que as perdas foram ligeiramente menores ao considerar as receitas dos grupamentos de atividade, excetuando-se os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que apresentaram retração ainda maior na receita do que no volume de serviços.

Atividades turísticas

Santa Catarina despontou com o maior crescimento no volume de atividades turísticas do país (26,1%) em junho frente a maio. Ainda assim, as perdas chegam a 47,7% se comparados a junho de 2019. Apesar do saldo positivo do emprego formal no setor de serviços em Santa Catarina, o grupamento de alojamento e alimentação (que compõe os serviços prestados às famílias e as atividades turísticas) fechou mais de 1500 vagas formais em junho.

Leia também

ECONOMIA 16 julho, 2024

Fecomércio avalia impactos nas mudanças da Reforma Tributária

PESQUISA 15 julho, 2024

Intenção de gasto dos consumidores catarinenses para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%

MERCADO 12 julho, 2024

Volume de serviços cresceu 5,4% no acumulado do ano, aponta Pesquisa Mensal de Serviços

INSTITUCIONAL 12 julho, 2024

Presidente da Fecomércio SC participa de comitiva catarinense em Portugal