Trade turístico debate agenda pós-olímpica

Atualizado em 19 agosto, 2016

"O legado positivo das Olimpíadas não será colhido apenas pelas cidades-sede; o evento foi uma vitrine para o turismo de todas as regiões brasileiras. Agora, tanto empresários quanto governos devem fazer a sua parte para realizar este potencial”.

A afirmação é do presidente da Fecomércio SC, Bruno Breithaupt, que, a convite do Ministério do Turismo e da Embratur, participou de jantar realizado no dia 18 de agosto, no Rio de Janeiro, em celebração ao espírito olímpico e em comemoração à expressiva presença de turistas estrangeiros no Brasil.

O evento reuniu a elite do trade turístico nacional e outras autoridades do setor, como os ministros do Turismo do Brasil, Alberto Alves, e da Argentina, Gustavo Santos, secretários de Turismo, como o do Rio de Janeiro, Nilo Felix, empresários e líderes empresariais, como o presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio.

O presidente da Embratur, o catarinense Vinícius Lummertz, também ressaltou a importância da agenda pós-olímpica, que será criada com a participação dos empresários e enfatizará uma atuação em bloco dos países da América do Sul, principalmente Brasil e Argentina. Juntos, o turismo dos dois países soma US$ 4 bilhões. No dia 19, os ministros do Turismo dos respectivos países têm reunião marcada para debater ações estratégicas conjuntas, com o objetivo de ampliar o fluxo de turistas.

O ministro interino do Turismo, Alberto Alves, enfatizou o caráter estratégico que sua Pasta ganhou ao passar a integrar as reuniões do chamado grupo econômico, que reúne, por exemplo, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC). “Temos que definir nossas prioridades para fazer com que todas as possibilidades aconteçam", disse.

Durante o jantar, foram ressaltados o desempenho positivo do País na recepção do mega evento e o engajamento para que o legado seja uma realidade propulsora não só para a cidade-sede, mas para todos os destinos nacionais.

Para a Fecomércio SC, a união de forças do trade turístico é fundamental para que projetos de fomento à atividade possam sair do papel, contribuindo para o desenvolvimento do turismo em Santa Catarina.

Foto: Bruno Breithaupt, Alain Baldacci, Alexandre Sampaio, e Marcos Arzua: empresários de diferentes estados participaram de jantar promovido pelo Ministério do Turismo e pela Embratur para celebrar o alto fluxo de turistas durante os Jogos Olímpicos