INSTITUCIONAL

TRE lança campanha pela ética e transparência no financiamento das campanhas eleitorais

Atualizado em 26 julho, 2022

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) lançou, nesta segunda-feira (25), a campanha institucional ‘Você Vê – Recursos públicos em campanha’. Durante o ato solene, diversas entidades empresariais e instituições públicas assinaram carta de compromisso pela ética e transparência e contra a corrupção no financiamento das campanhas eleitorais de 2022.

> Acesse a página da campanha

O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade na fiscalização da destinação dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o chamado “Fundo Eleitoral”. O alto volume de recursos envolvidos nas eleições e o modelo de financiamento no Brasil – composto por verbas públicas e privadas – demandam a ampla atuação da Justiça Eleitoral.

Para o pleito deste ano foram destinados R$ 1,1 bilhão do Fundo Partidário e R$ 4,9 bilhões provenientes do Fundo Especial.

O site especial da campanha disponibiliza vídeos informativos para o público em geral e materiais direcionados aos candidatos, partidos políticos, profissionais da advocacia e contabilidade, além de toda a instrução normativa que rege a prestação de contas das campanhas eleitorais, bem como acesso ao sistema DivulgaCandContas para consulta aos gastos realizados.