Tubarão e Laguna contam com o Sistema Fecomércio para desenvolver suas potencialidades

Atualizado em 19 agosto, 2015

A Fecomércio SC encerrou o Giro pelo Sul do Estado, iniciado na segunda-feira em Criciúma e Araranguá, com uma reunião-almoço, nesta terça-feira, dia 18, no Sesc de Tubarão. Durante o encontro, o presidente do Sindilojas de Tubarão, Harrison Marcon Cachoeira, destacou a importância da reunião no momento em que a região sente a expectativa de uma aceleração do crescimento econômico e desenvolvimento de novos negócios tendo em vista a recente inauguração da Ponte Anita Garibaldi, sobre o canal de Laguna, o início das operações de voos comerciais do Aeroporto Regional de Jaguaruna e a conclusão do túnel do Morro do Formigão e da ponte sobre o Rio Tubarão, prevista para dezembro próximo.

"A nossa região precisará, e muito, das informações e do conhecimento da Fecomércio, principalmente na área do turismo, para orientar os empresários acerca das potencialidades de novos negócios no setor. Temos muito o que fazer e aprender, e nisso o Senac e o Sesc poderão nos auxiliar, e tenho certeza de que a região caminha para um novo ciclo de desenvolvimento", disse Cachoeira.

O vice-presidente da Fecomércio SC, Célio Spagnoli, afirmou que a entidade tem muito a oferecer aos empresários da região, em particular na área da educação, por meio dos cursos profissionalizantes do Senac. "É muito importante reunir um grupo de pessoas capaz de pensar coletivamente, e esse é o objetivo do Sistema Fecomércio com essas reuniões que estamos promovendo em todas as regiões do Estado. O empresariado é formador de opinião e, também, com sua união e envolvimento, participa das decisões que dizem respeito à sociedade como um todo", afirmou.

Diretor regional do Senac, Rudney Raulino disse que o turismo é um dos focos de atuação da entidade e que, se possível ainda este ano, dependendo do andamento das tratativas com a prefeitura de Laguna e o Sindicato do Comércio Varejista local (Sincaval), por meio de seu presidente, Natanael Wisintainer, deverá ser instalada no município a Escola de Gastronomia, vinculada à Faculdade de Tecnologia de Tubarão. "O Senac tem uma expertise muito grande na área de Gastronomia, Turismo e Hotelaria, e poderá contribuir muito com a região, justamente por causa de seu potencial", afirmou Raulino, anunciando, também, a ampliação dos cursos oferecidos pela unidade de Tubarão com a abertura de um novo espaço para salas de aula em um prédio que está sendo reformado e que será alugado bem próximo à sede da Avenida Marcolino Cabral, no Centro da cidade.

O diretor regional do Sesc, Roberto Anastácio Martins, detalhou as ações da entidade em Laguna, cuja sede, localizada num prédio histórico da Rua Tenente Bessa, no Centro da Cidade, atende mais de 1,5 mil frequentadores. "A meta é atingir 3 mil comerciários e dependentes com o cartão cliente do Sesc. Recentemente, o governo federal reformou o Cine Mussi e nós estamos administrando aquele espaço para cinema, apresentações de teatro, dança e exposições. Também adquirimos uma casa para equipá-la como um café cultural. Em Tubarão, reformamos a academia, a quadra de esportes e o prédio da educação infantil, e, também, inauguramos o campo de grama sintética. O projeto da unidade, pela qual passam diariamente 3 mil pessoas, também prevê a construção de um prédio anexo para abrigar o ensino fundamental, de 6 a 9 anos", afirmou.

Participaram do encontro em Tubarão empresários e lideranças de entidades de classe de Laguna e Tubarão, além do vice-presidente da região Sul da Fecomércio SC, Fernando Willrich, e do diretor executivo da federação, José Agenor de Aragão Júnior. O ex-presidente do Sindilojas de Tubarão, Elídio Bongiolo, lembrou, ao final do encontro, das primeiras iniciativas do sindicato, na década de 1970, e das ações para trazer o Sesc e o Senac para a região da Amurel.