ECONOMIA

Turismo puxa receita dos Serviços em março em SC

Atualizado em 16 maio, 2018

Os serviços em Santa Catarina e no Brasil ainda não decolaram- continuam sendo prejudicados pela atividade industrial ainda baixa e a queda na demanda do governo. Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo IBGE, a receita nominal cresceu 0,7% no Estado e 1,9% no país em relação a março do ano anterior. No acumulado de 12 meses, a variação ficou em 2,0% e 2,5%, respectivamente.

A queda do volume de serviços também se repetiu no estado (-1,3%) e no país (-0,8%) na comparação com março de 2017. De abril de 2017 a março de 2018 a queda foi de 3,3% em Santa Catarina e de 2,0% no Brasil.

A receita das atividades turísticas reagiu em março se comparada ao mesmo mês de 2017: alta de 5,5% em SC e de 3% no país. No resultado acumulado em 12 meses, a variação é ainda mais positiva: 12,5%, bem acima da média nacional de 4,5%. Já o volume teve comportamento diferente: enquanto cresceu 5,5% no Estado, retraiu 5,2% no cenário nacional em 12 meses.

Já o segmento de serviços profissionais, administrativos e complementares caiu 15,4% em termos de volume na comparação com o mesmo mês do ano passado, seguido pelos serviços de comunicação e informação, com queda de 2,2%.

Todos os demais segmentos apresentaram crescimento no volume, com destaque para os serviços prestados às famílias (8,0%), reflexo do arrefecimento da inflação e a leve recuperação do emprego, os transportes (4,9%).

“A retomada do setor não deve acontecer em 2018, visto que o cenário ainda é de bastante cautela por parte da indústria e de crise fiscal nas esferas governamentais- dois dos principais demandantes dos serviços”, analisa o economista da Fecomércio SC, Luciano Córdova.

A lenta recuperação também se deve a três fatores: os serviços foram pouco beneficiados por estímulos governamentais; dependem da expansão da massa salarial, que não recuperou o nível pré-crise; e as mudanças no consumo das famílias, a exemplo da troca da refeição no restaurante pela comida feita em casa.

Varejo em SC mantém melhor recuperação entre estados, aponta pesquisa do IBGE

Leia também

MERCADO 16 julho, 2024

Empresários catarinenses esperam crescimento de 18,2% nas vendas durante este inverno

ECONOMIA 16 julho, 2024

Fecomércio avalia impactos nas mudanças da Reforma Tributária

PESQUISA 15 julho, 2024

Intenção de gasto dos consumidores catarinenses para o Dia dos Pais deste ano cresceu 18,6%

MERCADO 12 julho, 2024

Volume de serviços cresceu 5,4% no acumulado do ano, aponta Pesquisa Mensal de Serviços